Crescimento Espiritual - O desafio de andar com Deus

Texto: Josué 1:1-9
Introdução
Estar inserido na vida da igreja, nos leva a receber muito de Deus, mas a convivência no dia a dia com as pessoas, nos leva a ver as mazelas e dificuldades que as pessoas também tem, em razão disso, alguns acabam saindo, esfriando e parando no meio do caminho. Outra razão das pessoas também pararem sua caminhada, é quando os lideres, pastores e discipuladores veem, corrigem e confrontam esses erros de caráter. Muitas pessoas nesses momentos acabam desanimando, saindo, fugindo ou adotam um comportamento de crítica e de oposição à liderança. Por isso necessitamos entender que Josué 1:1 afirma “Depois da morte de Moisés, o Senhor falou a Josué, ministro (servo) de Moisés”. Uma das verdades mais contundentes desse texto é  que Josué foi um dos poucos remanescentes a poder entrar na terra, em razão da sua postura em servir a Deus e a Moisés o seu líder. A sua atitude de honra, lealdade e fidelidade à liderança de Moisés deu a ele o prêmio de conduzir o povo e entrar na terra prometida. Que privilégio você poder estar no plano eterno de Deus e poder conduzir pessoas ao mesmo propósito; é uma grande honra. Para que você e eu possamos desfrutar desse privilégio necessitamos de:


1- Sair da zona de conforto
v.2 “Levanta-te, e passa este Jordão..”
Se disponha a sair da zona de conforto da sua vida e atravesse este Jordão; isso me ensina que ao fazer isso,estabeleceremos uma marca de rompimento, e iremos para a terra que o Senhor nos deu.
A)Compreenda que essa disposição inicial, é uma resposta ao chamado divino.
B)Se disponha para ir ao lugar que Ele ja te deu.(ao propósito e à conquista da herança)

2- Ser prático e não teórico
v.3 “Todo o lugar que pisar a planta do seu pé,eu vo-lo dou.Assim como fui com Moisés,assim serei contigo. . .”
Sair e andar; caminhar de forma prática em direção ao propósito. Trabalhar na célula, fazer discípulos dá a você a garantia que ninguém poderá lhe resistir todos os dias da sua vida. O senhor disse a Josué, “Jamais te deixarei”. Assim como Deus prometeu a Josué essa proteção, cuidado e acompanhamento, Jesus diz a mesma coisa quando cumprimos seu mandamento.. Que não nos deixará todos os dias de nossa vida. Para colocarmos a planta do pé na terra prometida, temos que caminhar, responder ao chamado e à comissão de fazer discípulos de todas as nações. Somos chamados para esse propósito.

3- Seja firme e constante
v.6 “Sê firme e corajoso pois farei com que herdem a terra que anteriormente
prometi a seus pais”. Nós precisamos entender essas duas palavras para entramos no destino de Deus para nossa vida:
A)Ser Firme; Essa palavra da ideia de uma pessoa constante, perseverante que não pára a caminhada por nada; ainda que esteja debaixo de luta e oposição, mesmo assim continua sendo um forte trabalhador.
  1. B) Ser Corajoso; É ter a capacidade de enfrentamento, ter uma forte disposição para lutar e guerrear. Ter uma disposição para crer no improvável sem vacilar.

4- Conheça a palavra de Deus através da leitura diária
v.8 “Que o livro desta lei não se aparte dos seus lábios, para que tenha o cuidado de agir de acordo com o que está escrito. Assim serás bem sucedido em todas as suas realizações”
Conhecer a bíblia e estudá-la diariamente nos levará a familiarizar-mos com a vontade de Deus que está expressa em sua palavra, isso nos dará sabedoria e eficácia para todas as nossas realizações. Não basta apenas trabalhar muito, temos que trabalhar da forma correta, segundo o livro da lei, para sermos bem sucedidos em tudo que fizermos.

5- Rompa o medo confiando na presença permanente de Deus
v.9 “Não temas, nem te apavores, porque o teu Deus está contigo,
por onde quer que andes”
A palavra temor pode também ser entendida como desânimo, se sentir inferior, diminuído. A palavra pavor; nos dá ideia de medo exagerado. O medo é a fé inversa; a fé verdadeira é confiar que a presença de Deus é garantida em nossa vida. O próprio senhor Jesus disse: estarei convosco todos os dias,até a consumação dos séculos.

Conclusão
Diante de tudo que ouvimos no domingo em nossos cultos, precisamos de sair de nossa zona de conforto, sermos mais práticos e não teóricos, termos firmeza e constância em nossa vida, eleger as escrituras para ser o norte de tudo em nossa vida, nos dedicarmos ao conhecimento de Deus e ao conhecimento da sua vontade descrita nas escrituras, confiando em Deus para não sermos consumidos pelo medo. Dessa maneira conseguiremos entrar no destino de poder cumprir a grande comissão de fazermos discípulos de todas as nações.

Acesse as paginas do Apóstolo Ronilto nas redes Sociais:
Clique no Link


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5