Dicas para você não ser sucumbido pela Crise

O cenário atual do mercado de trabalho é ameaçador e amedrontador. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no primeiro semestre de 2015, o índice de desemprego subiu para 8,3%, ou seja, mais de 8,4 milhões de profissionais estão sem trabalho. Este número é o maior desde 2012, quando o IBGE começou a medição.


Para lidar com esta crise e manter-se empregado, a Gerente de Compliance da Microsoft, Juliana Nogueira, deu as seguintes dicas:

Seja Amigo! Você pode ser um bom profissional, mas se não se der bem com seu chefe, pode acabar gerando um conflito na equipe. Manter um bom relacionamento com ele é essencial, e o melhor a se fazer, mas não confunda isso com ser ‘puxa-saco’.

Seja Responsável! Honre todos os seus compromissos. Antes de assumir algum, verifique se você terá condições de cumpri-lo.

Nada de Fofoca! Afaste-se das fofocas, não só no trabalho, mas em todas as áreas de sua vida, pois isso não acrescenta em nada e ainda é visto com maus olhos.

Seja Notável! Faça seu trabalho bem feito, ajude seus colegas, mostre interesse em aprender novas tarefas, seja útil, seja disposto e participativo.

Fale Menos! Sabemos que em um momento de tensão, tendemos a falar e fazer algo que podemos nos arrepender depois, então, em uma discussão, fale apenas o necessário. Não discuta quando estiver de cabeça quente.


Já para os desempregados, ela deu as seguintes dicas:

Currículo objetivo: Cuidado ao mandar currículos ou cartas de apresentações com informações que não vão agregar em nada, ou seja, que não explicam exatamente o que você quer ou o que sabe fazer.

Pesquisa: Antes sair à procura de outro emprego que vai te deixar infeliz, procure e pense bem. A maioria das pessoas acha que mudar de emprego vai acabar com seus problemas, mas não é bem assim. Pesquise sobre a empresa que você fará a entrevista, através de sites e rede sociais. Isso vai te ajudar a não ter desagradáveis surpresas.

Interação: Interaja com o entrevistador. Muitos profissionais acham que é só chegar e responder as perguntas, mas não é bem assim. Você precisa mostrar que se importa com o processo num todo. Além de você sair de lá sem duvida, também será levado a serio.

Disponibilidade: Quando você envia um currículo, acredita-se que você esteja disponível para entrevistas. Deixe o celular sempre ligado e por perto e fique atento aos e-mails. Lembre-se: falta de disponibilidade é falta de interesse.

Clareza: Deixe bem claro para o recrutador se você terá algum imprevisto, como uma viagem, por exemplo, ou se você precisará se desligar do seu antigo trabalho para começar um novo. Isso transmite credibilidade. Deixar para avisar na última hora é sinal de descaso.

Poupar: Faça uma poupança para ser usada caso você seja mandado embora. É muito importante ter dinheiro guardado para ter segurança e tranquilidade, quando tiver que procurar um novo emprego.


Na contramão do mundo!

Como lidar com este momento de crise e incertezas?
Apóstolo Estevam acredita que:
“Além das habilidades profissionais, ter fé nos livramentos do Senhor é essencial para que não andemos subjugados pelas más notícias.”
Ele abordou este tema em uma de suas palestras e usou como base a passagem Bíblica de Isaías 43:1-13.

Nesta passagem, o Senhor anuncia: “Eu vou te livrar das situações difíceis! Eu vou te livrar das situações que te deixam impotente! Eu vou te livrar das situações que, com certeza, você não teria condições de vencê-las!”.
Ele disse que:
“Quando passarmos pelo fogo, Ele nos livrará. Não tem como passar pelo fogo sem ser destruído. Mas Deus está se referindo a um nível de livramento que é espiritual”, explicou.

O líder da igreja Renascer em Cristo ressaltou a importância de uma postura firme e incorruptível em meio às situações de crise:
“As nossas reações precisam ser condizentes com aquilo que acreditamos. Muitas vezes, nos cultos, nós levantamos nossas mãos e gritamos: ‘Eu creio! ’, mas, na prática, o nosso comportamento é totalmente desassociado do discurso. Entenda, de uma vez por todas, que sua vida está debaixo do controle de um Deus de amor. Independente das adversidades, o Senhor tem grandes livramentos para nós. Creia, porque o melhor ainda está por vir”, afirmou.

Na sequência, citou dois grandes livramentos que o Senhor tem para nós. Veja a seguir:

1º Deus vai te livrar das tuas tempestades e dos teus fantasmas (Mateus 14: 26 a 33): O Apóstolo usou como exemplo o episódio em que os discípulos enfrentaram uma grande tempestade, que só foi acalmada com a presença de Jesus Cristo. Quando Ele estava se aproximando da embarcação, ninguém conseguiu identificá-lo, pois achavam que se tratava de um fantasma.
 O líder da Igreja Renascer fez um comparativo entre esta situação desesperadora e as situações inesperadas e desastrosas que afetam nossa vida profissional.

“Eles estavam no meio de uma tempestade, assim como muitos estão passando por tempestades profissionais. Eles eram pescadores experientes, mas a barra pesou. Realmente, há momentos em que a barra pesa. Isso ocorre quando estamos desempregados, quando não temos perspectivas de crescimento, quando as contas do mês não fecham... A tempestade por si só já é assustadora e traz aquele sentimento de desproteção”, afirmou.

Em momento assim, nós começamos a produzir fantasmas e a enxergar o que não existe. Ao ver estes fantasmas, começamos a materializar os nossos medos. E estes medos se levantam contra nós e nos tornam uma pessoa pessimista”, conscientizou.

“Pedro era um homem forte, Jesus veio em sua direção para socorrê-lo. O que Pedro viu? Um fantasma. Aqueles discípulos foram dominados pelo medo, porque não conheciam o poder dos livramentos. Mas Jesus andou sobre as águas, e a ventania cessou. É desta forma que vai acontecer na sua vida. Você vai sair desta situação ileso e testemunhando um grande milagre”, disse.

2º Você pode sofrer a picada da víbora, mas continuará caminhando (Atos 28:3-5): O Apóstolo também relatou o momento em que Paulo foi picado por uma cobra, na ilha de Malta, quando estava a caminho de Roma. Surpreendendo a todos, ele sobreviveu ao ataque e não sofreu nenhum efeito colateral. O líder da igreja Renascer destacou que a principal marca de Paulo, neste episódio, foi a perseverança.

“A perseverança é uma das chaves para o sucesso profissional. Todos nós recebemos doses de situações que poderiam nos enfraquecer e nos desanimar, mas precisamos entender que desfalecer é uma escolha. Ao receber a picada, em vez de ficar desesperado e se preocupando com os comentários maldosos, Paulo sacudiu o braço. Dentro dele, havia um antídoto que existe dentro de nós: a convicção naquilo que acreditamos”, disse.

“Todo mundo achou que Paulo iria morrer, mas a situação se reverteu, eles enxergaram Paulo de uma forma diferente. A tua força interior vai mudar o parecer das pessoas ao teu respeito.
Transforme o desanimo em energia para o amanhã. A tua caminhada não vai terminar nesta luta. O antídoto para este desânimo é o Espírito Santo. O livramento já está dentro de você”, conscientizou.

Para finalizar, Apóstolo Estevam afirmou que Deus tem dons, capacitações e unção para ultrapassarmos todos os desafios e crises.
“Estes dons são a essência de Jesus Cristo em nós, são capacitações que recebemos no espírito. Por causa das dificuldades que passamos, nós não conseguimos identificá-los. O motivo é que sempre procuramos uma saída humana. Em Jesus, está a solução de todos os nossos problemas. De Deus, vem à luz, a sabedoria e a inteligência que precisamos para lidar com qualquer situação”, afirmou.

“Depois de receber os dons de Deus, temos autoridade para vencer as crises. Autoridade é diferente de tentativa. Autoridade é convicção. Encare os problemas de frente, porque o Senhor vai te capacitar!”, concluiu.

Dê um upgrade na sua carreira! 



Fonte: Renascer.org.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA