Cristianismo é relacionamento

Foto: Arquivo Pessoal
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Eclesiastes 4. 9;10).
O rei e sábio Salomão, autor do livro de Eclesiastes e Provérbios, ressalta a importância de não vivermos uma vida solitária, de não andarmos sozinhos e nem nos tornarmos inacessíveis como as ilhas. Toda a Bíblia destaca a importância de uma vida comunitária e compartilhada. A famosa oração do Pai nosso é conjugada na primeira pessoa do plural, Paulo e Silas, Elias e Eliseu, os discípulos de Jesus foram enviados de dois em dois.

Quando estamos acompanhados, as nossas forças são multiplicadas, nos tornamos mais fortes e vigilantes. Ficamos mais seguros, pois somos corrigidos quando cometemos erros que, sozinhos, talvez nem percebêssemos. Também podemos ser ajudados nos momentos de dificuldades. Andar acompanhado é fundamental para o nosso crescimento, se por um lado obtemos ajuda, por outro desenvolvemos esta capacidade. É um exercício constante de humildade e piedade. Humildade porque precisamos nos submeter ao outro, aceitando seu apoio, seu conselho, sua exortação e, até mesmo, suas admoestações.
O orgulho e a autossuficiência são uma das maiores barreiras que impedem o crescimento espiritual do cristão.
Ao nos isolarmos, pensamos apenas em nós mesmos. E isso vai contra a essência do cristianismo, que nos ensina a considerar o outro sempre mais do que a nós. Sozinhos, perdemos a chance de sermos aperfeiçoados. “O Solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Provérbios 18.1).
Quando somos dois, também desenvolvemos a piedade, pois precisamos nos identificar não somente com a dor do próximo, mas com cada uma de suas necessidades, derrotas e vitórias. É fundamental praticar o que o Mestre nos ensinou: dar a vida por nossos irmãos (João 15.13).
Portanto, não há como crescer sozinho. Não há como desenvolver uma carreira solo no cristianismo. Cristianismo é relacionamento! A vida comunitária é essencial na jornada cristã; sobretudo, no início, quando precisamos aprender os princípios fundamentais e reafirmar a fé publicamente. Se você não quer andar sozinho, a Jornada da Aliança está à sua disposição para lhe orientar, apoiar e encaminhar para a preparação do seu batismo ou transferência para nossa igreja. Entre em contato conosco.

Pr. Elber Cosme
Fonte: Lagoinha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA