O segredo de uma vida próspera

Foto: pixabay.com
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará” (Salmo 1.1-3).

Falar sobre prosperidade dá-se a entender que é como falar em riquezas. Contudo, ser próspero não significa ser rico. Ser próspero aos olhos de Deus é ser como alguém que produz bons frutos e os colhe em abundância. Segundo o contexto da Palavra de Deus, o recebimento da verdadeira prosperidade material e espiritual vem de um resultado de obediência, reverência e temor a Deus. O ser humano que deseja ser próspero na vida deve se submeter a uma vida regrada segundo os princípios e a vontade do Senhor, pois é Ele quem governa todas as coisas e é dEle que vem toda sorte de bênçãos.
O desejo do nosso Deus é que Seus filhos sejam prósperos. O Seu interesse é que possamos possuir as boas coisas da vida. Por isso, Sua palavra diz: “Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra” (Isaías 1.19).
Infelizmente, muitos têm um entendimento bastante distorcido do significado de prosperidade. Pensam que os ricos e abastados é que são prósperos, já os pobres são culpados pela sua própria decadência. Claro que isso não é verdade, pois a verdadeira prosperidade não está em bens materiais e, sim, em bens espirituais. Como está escrito em Mateus 6.32, 33: “... pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas“.
Deus sabe exatamente tudo o que necessitamos, é Ele quem conhece nossos sonhos e até nossas ambições. Contudo, também é Ele quem pode nos dar todas essas coisas e muitas outras que nem podemos imaginar. Por outro lado, Deus conhece profundamente o íntimo do nosso coração e sabe perfeitamente nossas intenções. Por isso, os bens materiais só serão concedidos segundo a nossa fé e compromisso com Ele, e, é claro, na proporção que o Senhor achar necessário para cada um de nós.
A realidade vivenciada pelo ser humano é a sua constante luta para alcançar uma vida próspera. O motivo principal de não alcançá-la é porque sempre está colocando seus problemas acima de todas as coisas e, por incrível que pareça, até mesmo acima do poder de Deus. É por isso que pessoas assim vivem suas vidas em constantes reclamações e murmurações, e é claro que nada dá certo, e quando as coisas começam a ficar difíceis, os problemas parecem surgir um atrás do outro.
É a velha e chamada independência, o maior mal que existe entre Deus e Seus filhos. Estar independente de Deus é viver tentando resolver, por si só e com suas próprias forças, os seus problemas em vez de cair aos pés do Senhor e se humilhar, demonstrando dependência total dEle.
O profeta Habacuque, em seu livro, demonstra várias de suas inquietações. As quais o importunavam e lhes deixavam indignado até com o próprio Deus. Suas perguntas confrontavam a Deus por não ouvir seus clamores e até seus gritos de socorro, isso fazia com que imaginasse que Deus o abandonara. Mas a grande realidade foi a falta de submissão ao Senhor, a falta de uma entrega total a Ele.
Foi no capítulo 2 de Habacuque que ele recebe a resposta do Senhor após uma entrega total a Ele, e assim diz as seguintes menções de Habacuque: “Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que respostas eu terei à minha queixa. O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passe correndo. Pois a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará”.
Colocar-se na torre de vigia e lá orar e vigiar é a melhor forma para se obter respostas vindas de Deus a respeito de nossas queixas. Crer e ter fé acima dos obstáculos que a vida nos traz é garantir uma vida vitoriosa repleta de prosperidade e bênção sem fim.
O grande segredo para uma vida próspera nada mais é que colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida e não duvidar do Seu poder e nem daquilo que Ele possa nos dar!

Por Sibele Pistori da Silva Farias
Fonte: Lagoinha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA