Como aproveitar da melhor forma o 13º

No fim de ano muitos brasileiros recebem o 13º salário. Antes mesmo do dinheiro cair na conta, já planejam qual a melhor maneira de utilizar o valor.

Na maioria das vezes, as empresas pagam entre os meses de novembro e dezembro, o que induz a gastar em presentes e na ceia de Natal, ou na viagem de férias.

Contudo, segundo o economista Roberto Vertamatti, o melhor é guardar o dinheiro até janeiro. "Minha primeira sugestão para o 13º é que ele seja reservado para aquelas dívidas do começo do ano, afinal são elas que começam a bola de neve de contas do resto em diante", afirma em entrevista ao Portal Band.

Então reserve pelo menos uma parte do salário para pagar contas como IPVA, IPTU, matrícula, material e uniforme escolar.

Dívidas nunca mais!

Para quem está endividado, uma boa saída é utilizar o valor do 13º salário para quitar as dívidas, ou pelo menos uma parte delas. Este é o momento ideal para negociar a dívida com as instituições financeiras. O Serasa até promove o Feirão Limpa Nome para ajudar na negociação.

Para o educador financeiro Mauro Calil, o importante é quitar primeiro as dívidas que cobram os maiores juros, como os cartões de crédito.

Depois disso, o 13º salário pode servir para presentear a família e engordar a ceia de Natal. Ainda segundo Calil, o ideal seria pensar no futuro e utilizar o valor para um investimento. "Sugiro que invista pensando no futuro, seja para trocar de carro ou casa, seja para reforçar a aposentadoria", afirma o educador financeiro.

Antes de gastar tudo, sente com a família e planeje a melhor forma de utilizar este dinheiro para o bem-estar de todos.

Fonte: http://www.familia.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5