O mito de querer completar-se

Foto: pixabay.com
É comum que as pessoas mais jovens, ainda solteiras, busquem alguém que lhes possa completar. Os antigos referiam-se ao parceiro como “a tampa da panela”, ou seja, aquele que vai encaixar-se no que falta, para que sejamos plenos. Isso é um equívoco. Um ser humano não pode completar outro. Somente Deus pode.
Conheço inúmeras pessoas casadas que possuem um vazio no peito. Elas não se completaram no matrimônio. Muitos procuram saciar esse vácuo nas aventuras extraconjugais. Mas o fato é que o cônjuge não o completará. Somente Deus pode fazê-lo.

Biblicamente, eis o que pode efetivamente nos completar:
1) UMA VIDA QUE TENHA PROPÓSITO – Para o apóstolo Paulo, só era possível completar-se através do ministério, do exercício da vocação. Ele diz isso em Filipenses 3.12, como se segue:
“Não que eu já tenha obtido tudo isso… mas prossigo para alcançá-lo” (NVI). Ou seja, somente ao cumprir o propósito de Deus para mim, terei obtido tudo. Só assim serei completo.
O profeta Jeremias disse que o povo de Deus cavou para si cisternas que não retém água, poços rachados que fazem o líquido vazar (Jr. 2.13). Isso significa que somos naturalmente insaciáveis. Somente Ele, a fonte de água viva, pode deixar nosso poço sempre transbordando. Nenhum outro ser humano poderá atender às demandas profundas de nossa insaciabilidade.
2) UMA DEVOÇÃO QUE SUPRA CARÊNCIAS – Veja o Salmo 90, versículo 14: “Satisfaze-nos pela manhã com o teu amor leal, e todos os nossos dias cantaremos felizes” (NVI). Somente o verdadeiro amor pode saciar as demandas da alma humana. E esse amor fiel e infalível é o amor de Deus. Nos seus braços, sentimo-nos seguros para nos relacionar com outros. Mas é preciso beber dEle.
Acho curioso que esse versículo fale sobre a manhã. Pois é geralmente à noite que os casais “se amam”. É como se o texto intencionalmente quisesse dizer que a prática devocional diária sacia incomparavelmente mais que as relações da noite. Leia a Bíblia, ore, jejue constantemente. Embora alcançar disciplina seja inicialmente penoso, isso lhe trará a verdadeira satisfação.
3) UMA ATITUDE DE GENEROSIDADE – O texto de Lucas 6.38 é revelador: “Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês” (NVI). Nas igrejas, é comum que se leia essa passagem no momento das ofertas. Mas o texto não parece falar somente de dinheiro. Aliás, nos versículos anteriores, a ênfase está em dar a outra face, oferecer gentileza, não retribuir o mal. Portanto, significa simplesmente que, se tivermos uma atitude doadora, um coração disposto a dar, conceder, Deus nos fará transbordar.
Quem quer viver completo deve ser mais doador: pense em dar tempo para um projeto social, dar parte de suas férias para missões, dar seus talentos numa causa nobre, dar seus recursos a quem precisa. É um belo paradoxo: Ele nos completa na medida em que nos esvaziamos. Doar liberta.
A verdade é que, se você não se sente completo sozinho, não se sentirá completo acompanhado. Pense nisso enquanto ainda está só. Complete-se em Deus: permita que Ele mesmo seja a tampa da sua panela, seu amigo mais íntimo, sua companhia mais segura. E Ele lhe suprirá com alguém que virá para sonhar com você, para buscá-Lo, e ambos se completarão no Senhor.

Por Mário Freitas [Postado no site do Eu Escolhi Esperar]
Fonte: Lagoinha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA