VOCÊ CONHECE A ORIGEM E O SENTIDO DO HALLOWEEN?

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)
O Halloween é uma festa celebrada todo ano no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos, para onde foi levada pelos imigrantes irlandeses, em meados do século XIX.
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de Outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar esses fantasmas, os celtas colocavam nas casas objetos assustadores como caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas...

Por ser uma festa pagã, foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de Novembro).
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde dizem a frase: "Doçura ou travessura?". Felizes, terminam a noite do 31 de Outubro com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
No Brasil, a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Como pais, precisamos estar atentos a todas essas incursões das trevas para seduzir e incutir na mente dos nossos filhos todo tipo de ensino maligno, com o intuito de roubar a presença de Deus na vida deles.
A Bíblia é muito clara no que se refere à feitiçaria, bruxaria, consulta aos mortos. Em Gálatas 2:21,está escrito que "não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam." (Gálatas 5:20-21)
Da mesma forma, o Senhor nos alerta em Romanos 12:2 que não podemos nos conformar com este mundo, aceitando tudo que vem dele como "normal". Devemos, sim, transformar nossa mente pela Palavra do Eterno.
A degradação espiritual da sociedade está tão profunda que até mesmo a feitiçaria está sendo apresentada de forma atraente, lúdica e sedutora às crianças por meio dos desenhos animados, filmes, revistas, festas e brincadeiras, e nós, os pais, muitas vezes fechamos os nossos olhos em relação a isso.
Vamos estar atentos! Satanás está trabalhando para formar uma geração sem identidade, sem princípios, sem valores, com a mente preparada para recebê-lo sem questionamento e sem temor. Por isso, precisamos redobrar nosso cuidado em relação a nossas crianças, ensinando-as a andar no caminho do Senhor e a ter o seu coração nEle.
Converse com seus filhos. Explique o sentido dessa festa. Diga a eles porque não devem participar. Instrua-os. E você os estará livrando das garras do inimigo.

Apóstolos Luiz e Regina Vasconcelos
Fonte: MIR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5