Quem não se comunica no namoro

Durante o período de namoro, a maioria dos casais investe muito tempo, cuidado e atenção ao diálogo entre o casal. Lembro-me que quando meu esposo e eu conversávamos horas noite a dentro mesmo depois de nos encontrarmos. Ele teve até um gasto considerável com despesas de telefone celular nessa época. Foi aí que começamos a amadurecer a relação e conversar mais pessoalmente que pelo telefone. Mas no início é comum o excesso, a vontade de conhecer o outro e apresentar também o que você tem de melhor. Fazer planos juntos, contar casos, rir de histórias inesperadas, compartilhar confidências, medos e dúvidas até então não mencionados.

A grande questão que me faz refletir é justamente o fato de que com o passar do tempo, os casais de namorados começam a negligenciar essa área tão importante que é a comunicação no relacionamento. O diálogo interessado, respeitoso, carinhoso é a garantia da saúde da relação. É a partir dele que todas as outras grandes conquistas acontecem.
Vez ou outra ouvimos tristes histórias de casais casados há anos que não se conhecem, são como estranhos a si mesmos e ao outro. Quando os filhos crescem e voam, a esses casais cabe o vazio, a ausência consentida, o silêncio, o ninho desocupado.
Costumo dizer ao meu esposo que quanto mais eu reajo, falo, peço, oriento, ajudo, preciso de ajuda, mais empenhada com a relação estou. Ouço muitas vezes de alguns casais: “nós nunca discutimos nesses anos todos”. Mas será que isso é bom?! Quantas mágoas, tristezas e dores podem se esconder no silêncio! Por vezes o não discutir a relação, as diferenças, os desencontros, pode ser sinônimo de desleixo, de desamor, de desânimo, de descaso com o romance e não de que está tudo bem como muitos pensam.
Os primeiros passos na direção do diálogo pleno começam no namoro. E como o casal investe nesta área promoverá resultados a curto, médio e longo prazo. Não subestime o potencial de um relacionamento que acontece na luz, na verdade, no diálogo e na oração. Invista na comunicação. Aproveite esse período tão importante que é o namoro para se conhecerem, compartilharem seus princípios, valores, falarem sobre a vida, sonhos, projetos para o futuro. Falarem sobre seus defeitos e qualidades e sobre o que precisa melhorar e amadurecer. Reserve um tempo para conversar, colocar o papo em dia, dialogar. Quem não se comunica no namoro se trumbica no casamento.

Por Thalita Daher – Do Olhar ao Altar
Fonte: Lagoinha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA