CUIDE DA SUA SAÚDE

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Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros está acima do peso
Você já parou para pensar em como está a qualidade da sua alimentação? Muita gente não se importa tanto com isso, mas é preciso dar atenção aos alimentos, afinal, uma dieta balanceada pode ajudar, e muito, na saúde. Por isso, é preciso evitar consumir muita gordura, colesterol, sal e açúcar em excesso, carne vermelha e frituras, pois além de contribuir com o aparecimento de doenças, esses alimentos também colaboram para o excesso de peso.
Uma pesquisa divulgada no mês de Agosto revelou dados preocupantes sobre o peso dos brasileiros. Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,)indicam que 56,9% das pessoas com mais de 18 anos estão com excesso de peso, ou seja, têm um índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25. Além disso, 20,8% das pessoas são classificadas como obesas por terem IMC igual ou maior que 30. A obesidade é um fator de risco importante para doenças como hipertensão, diabetes e câncer.

A pesquisa entrevistou 62.986 pessoas de todos os Estados brasileiros. Todos os entrevistados tiveram peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial medidos e 25% deles também tiveram amostras de sangue e urina coletadas para exames.
Na avaliação do tamanho da cintura dos brasileiros, a conclusão foi que 37,7% têm cintura aumentada, o que também eleva riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. A cintura é considerada aumentada quando é maior que 88 cm para mulheres e que 102 cm para os homens. Entre elas, esse problema foi bem mais prevalente: 52,1% das mulheres e 21,8% dos homens têm o problema. A pressão alta, que pode estar relacionada ao sobrepeso, foi constatada em 22,3% dos entrevistados no momento da pesquisa. Já 5,9% das pessoas apresentavam pressão baixa.
Esses dados servem de alerta para a necessidade de uma alimentação saudável e balanceada. E, para isso alguns hábitos básicos podem fazer toda diferença: diminuir o consumo de gordura, sal, alimentos industrializados, doces e refrigerantes. Outra dica é comer diariamente verduras, legumes, frutas, cereais integrais e beber em média 2 litros de água por dia.
Mas, cuidar apenas da alimentação não basta para ficar com a saúde em dia. Confira outras recomendações importantes:
- Praticar atividades físicas:a prática regular de exercícios ajuda no controle do peso, da pressão arterial, dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides, e também a diminuir o nível de estresse e de ansiedade. O recomendado é praticar uma atividade física por pelo menos 30 minutos, todos os dias. Mas lembre-se sempre de fazer uma avaliação médica antes de começar, e de procurar a orientação de um educador físico.
- Consultar sempre o médico: é importante manter uma regularidade nas consultas médicas e fazer, pelo menos uma vez por ano, os exames de rotina. Problemas como diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados muitas vezes não apresentam sintomas e podem ser facilmente detectados em consultas de rotina. Para as mulheres, a consulta regular ao ginecologista também é importante, principalmente para a prevenção do câncer de mama e de colo do útero.
- Dormir bem: em longo prazo, as noites mal dormidas podem contribuir para o aumento de peso, para o surgimento de hipertensão e depressão e também podem afetar o humor, causando irritabilidade e ansiedade. Também é importante diminuir os níveis de estresse, investindo em momentos de lazer e diversão, que gerem prazer e bem-estar.
Aproveite bem essas informações e mude seus hábitos. Afinal, seu corpo é templo do Espírito Santo e a Bíblia ensina, em I Tessalonicenses 5:23, que devemos ser irrepreensíveis em tudo: espírito, alma e corpo.

Por Cléo Pinheiro
Fonte: MIR

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