A vida abundante

Foto: Internet
O apóstolo Paulo, escrevendo aos romanos, descreve sobre a vida abundante nos seguintes termos: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo”1. De onde vem a vida abundante? – “E o Deus da esperança…”. A fonte da vida abundante está em Deus. O poder para uma vida maiúscula não vem de dentro, mas do Alto; não da autoajuda, mas da ajuda do alto. Conhecer a Deus é a própria essência da vida eterna. Glorificar a Deus e gozá-lo para sempre é o objetivo principal da vida humana. Amar a Deus é o maior de todos os mandamentos. O nosso Deus é Deus de esperança. Com Ele a vida caminha sempre para o melhor.

2. Em que consiste a vida abundante? – “…vos encha de todo o gozo e paz” – O mundo está numa corrida louca em busca de felicidade e paz. Muitos buscam essa alegria e essa paz no dinheiro, no sucesso, na fama, nos prazeres da vida e até mesmo nos corredores imundos da antivida, mas colhem fracasso, desilusão e muita dor. A Bíblia, porém, nos mostra que o Deus da esperança nos enche de gozo e paz. A vida que Deus oferece está marcada por uma felicidade superlativa e uma paz que excede todo o entendimento. O problema do homem não é a busca da felicidade, mas a busca dela na fonte errada e o contentamento com um prazer pequeno demais e efêmero demais, enquanto Deus nos criou para o maior dos prazeres, amá-lo e viver na sua intimidade. Na presença de Deus há delícias perpetuamente.
3. Como podemos obter a vida abundante? – “…no vosso crer”. A vida abundante não é fruto do esforço humano nem mesmo de suas pretensas virtudes. Ela é alcançada pela fé no Deus vivo. Tomamos posse dela não quando galgamos o apogeu da pirâmide social, mas quando cremos em Deus. A fé é o instrumento mediante o qual nos apropriamos da vida abundante em Cristo Jesus. Ele mesmo disse: “Quem crê em mim como diz a Escritura, rios de águas vivas fluirão do seu interior” (Jo 7.38).
4. Por que devemos possuir a vida abundante? – “…para que sejais ricos de esperança”. Deus nos chama para sermos ricos de esperança. Esse capital é mais valoroso do que o ouro depurado. Ser rico de esperança é melhor do que acumular bens materiais. Muitos têm ouro e prata, mas não têm esperança. Muitos são ricos entre o berço e a sepultura, mas não têm nenhuma esperança na vida porvir. Nossa esperança não consiste apenas nesta vida. Aguardamos um novo Céu e uma nova Terra. Nossa Pátria está no céu. Nosso lar está no céu. Nossa recompensa está no céu. Aqui somos peregrinos. Caminhamos com os pés neste mundo, mas com os olhos fitos na nossa recompensa eterna.
5. Como podemos viver a vida abundante? – “…no poder do Espírito Santo”. A vida abundante não pode ser vivida na força da carne; ela precisa ser experimentada e vivida no poder do Espírito Santo. Ele veio estar para sempre conosco. Ele é o nosso consolador. Dele emana todo o poder para uma vida abundante. Ele nos dá poder para viver e morrer. Ele nos capacita a viver em santidade e amor. Ele nos reveste de força para enfrentarmos as lutas e nos dá poder para sermos embaixadores de Deus no mundo. Quando estamos cheios do Espírito, temos vida abundante.

Por Hernandes Dias Lopes
Fonte: Lagoinha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA