Como nos conduzir para a vontade de Deus?

Foto: internet
“Se não tropeça em palavra o tal varão é perfeito capaz também de refrear todo o corpo” (Tg 3.2). Neste texto Tiago nos diz que quem não tropeça em palavra é perfeito. A palavra ‘perfeito’ nesse contexto não indica alguém “sem defeito”, ela indica maturidade. Se alguém não tropeça em palavra, o apóstolo está dizendo que é maduro e capaz de refrear todo o corpo. A maturidade se identifica pelo falar.
É interessante ver a maturidade relacionada à correção no falar e também ao controle de todo o corpo. Tiago nos diz que quem não tropeça no falar consegue dominar também o seu corpo. Instintos, desejos e ações de nosso corpo podem ser controladas se dominamos nossa boca. Para reforçar e continuar a ideia, o apóstolo usa uma figura no versículo seguinte: “Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro” (Tg 3.3) Tiago está nos vendo como quem está acima do cavalo. O freio é o controle localizado em nossa boca e o cavalo simboliza o nosso corpo. Se usarmos o controle em nossa boca, todo o nosso corpo acompanhará. Assim como o freio na boca de um cavalo faz ele parar.

Uma pessoa em cima do cavalo pode puxar o freio e fazer o animal parar. Ou não utilizar o freio e perceber o animal continuar na direção onde ele está estimulando. Compreende a mensagem? O que falamos freia nossos desejos e ações ou os deixa continuar. Nossas palavras nos freiam ou nos deixam sem limites. Essa é uma das razões por que muitos cristãos não conseguem parar de errar, eles não usam corretamente o freio.
Tiago não fala só de frear ou ficar sem limites, ele diz no versículo seguinte que a língua é como o leme que dá direção ao navio (Tg 3.4). Assim como o leme de um barco direcionado à direita leva o grande navio à direita, assim as nossas palavras direcionam a nossa vida. Estamos indo na direção de nossas palavras. Podemos estar indo na direção do amor ou do ódio, vida ou morte, fracasso ou vitória pelo leme de nossas palavras.
Freio e leme como símbolos de nossas palavras falam de controle e direção para nossa vida. Podemos nos levar a amar alguém. Conduzir nossa vida para o desânimo. Dar limites às nossas conquistas. Suas palavras podem ser a resposta para saber se você está ou não vivendo a vontade de Deus.

Pr. Drummond Lacerda
Fonte: Lagoinha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5