Por Quem devemos Orar?

Texto: Lucas 18.1-8

Introdução: A oração não é um monólogo egoísta e sim um diálogo com Deus, em nome de Jesus, em prol de causas verdadeiramente importantes. Com certeza devemos orar por nós, porém não pode ser a causa principal de nossa oração. Vejamos o que diz a Palavra de Deus acerca do assunto, por quem devemos orar?

1. Pela prosperidade da igreja: 
“com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Ef 6.18)
“fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações” (Fl 1.4).

2. Pelas autoridades: 
“em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito” (1 Tm 2.2).

3. Pelos nossos familiares: 
“E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada” (Mt 15.22).

4. Pelos doentes: 
“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor” (Tg 5.14).

5. Pelos pastores: 
“ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor, para que, por muitos, sejam dadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos” (2 Co 1.11)
“Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação” (Fl 1.19).
“e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, 20pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo” (Ef 6.19, 20).

6. Por nossos inimigos: 
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46 Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?” (Mt 5.43-47).

7. Por todos os homens: 
“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens” (1 Tm 2.1).

Conclusão: Jesus nos instruiu a orar em todo tempo sem nunca desfalecer.

Roberto e Lourdes - AMAI
Fonte: http://www.montesiao.pro.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5