Adquire sabedoria

Foto: Edemias del Mestre
“O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria …” (Pv 4.7)
Adquirir conhecimento no mundo contemporâneo é algo imprescindível para a sobrevivência profissional e até mesmo para as relações interpessoais, pois nem todos os grupos sociais estão dispostos a abraçar aqueles que não estão conectados com o mundo ao seu redor ou com o conhecimento que rege o seu cotidiano. Teriam então “conhecimento e sabedoria” o mesmo significado? Certamente não.

O primeiro você pode adquirir nos bancos escolares, no dia a dia da vida, em seu trabalho, no seio da família, com grupos de amigos etc. Já a sabedoria, só podemos obter quando tememos ao Senhor (Pv 9.10). E para isso, necessitamos aprimorar a nossa comunhão e confiança nele e para com Ele.
Abrir mão de um em detrimento do outro já demonstra falta de “sabedoria”, pois como podemos sobreviver em um mundo em que tantas coisas dependem do conhecimento de cada um? Seria isso prudente? Certamente que a própria sabedoria nos responderia que “não”.
Então como agir?
A Bíblia nos ensina que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do santo é prudência” (Pv 9.10). Percebemos então que aliados à sabedoria, outros adjetivos se incorporam à mesma. E como é importante quando alguém a quem consideramos “sábio”, possui o conhecimento para nos auxiliar e a prudência para nos admoestar.
Deus, Aquele que possui toda sabedoria e conhecimento, nos entregou um legado de ensinamentos que nos tornarão aptos a agir e a reagir a toda e qualquer situação que venhamos a atravessar em nosso viver; nos fará capacitados a adquirir mais e mais conhecimentos para sobrevivermos a um mundo tão competitivo e globalizado. E nos ajudará quando O buscarmos primeiramente e de forma sábia, tementes aos Seus conselhos, a fim de enfrentarmos os dissabores que a todos os homens provam em seu caminhar. E de que forma tudo isso será possível? Reconhecendo o lugar que o Senhor necessita ocupar em nossas vidas, ou seja, o primeiro! Dessa forma, portanto, se cumprirá sobre cada um de nós aquilo que o Senhor nos ensina por meio de Sua preciosa Palavra.
“Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o teu coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos. Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas veredas. Portanto, a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma” (Pv 2.1 a 10).
Ouçamos, então, os sábios conselhos do Senhor e descansemos em Seu conhecimento.
Deus os abençoe,

Por Ana Lúcia Lemos
Fonte: http://www.lagoinha.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA