A raiz da ansiedade

ansiedade 2
“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5.7)
Após ouvir e estudar tantas vezes sobre a ansiedade, esses dias algo novo e transformador sobre este assunto chegou ao meu entendimento. Porém, antes de falar a respeito, quero lembrá-lo sobre o que é a ansiedade.
Ansiedade, de acordo com o dicionário da língua portuguesa Michaelis é:
- Aflição, angústia, ânsia.
- Psicol, atitude emotiva concernente ao futuro e que se caracteriza por alternativas de medo e esperança; medo vago adquirido especialmente por generalização de estímulos. 
- Desejo ardente ou veemente.
- Impaciência, insofrimento, sofreguidão.

Tenho facilidade para falar sobre este assunto, pois como muitos que me leem agora, já sofri demais com ela. Talvez devido ao temperamento ou estilo de vida, não sei, mas lembro de não conseguir dormir quando sabia que faria uma viagem ou um passeio.  Recordo de andar de um lado para o outro esperando por uma notícia, de quase ficar com câimbra nas pernas de tanto balançá-las por pura inquietação ou literalmente passar mal do estômago sem ter comido nada que não devia.
Já passou por isso? É tão interessante perceber as tantas maneiras que a ansiedade tem de se manifestar em cada pessoa. Algumas roem as unhas, tiram e colocam os sapatos, mordem a bochecha. É uma verdadeira loucura.
A raiz da ansiedade
A despeito das varias manifestações, a raiz da ansiedade é uma só: o orgulho. As pessoas ficam ansiosas quando estão em uma situação em que sabem que não podem resolver, mas não se conformam em não terem essa capacidade. Logo, se fecham em uma tempestade de pensamentos tentando achar uma saída.
A confiança plena em Deus é a cura para toda a ansiedade. O apóstolo Pedro encoraja a deixar nas mãos de Deus todas as situações que levam a ansiedade. Você só deixa uma tarefa nas mãos de outra pessoa se confia que ela é capaz de cumpri-la. O que atrapalha a vida não são os problemas, mas a falta de confiança em Deus.
A ansiedade, então, é um sinal de que a situação que a está fomentando é trabalho de Deus e não seu. Todas as vezes que você se sentir ansioso em relação a qualquer coisa, rapidamente coloque isso nas mãos de Deus, pois se você tentar resolver do seu jeito isso se tornará um círculo sem fim, um rodear de deserto.
Veja Deus como o TODO PODEROSO, pois ELE É verdadeiramente aquele que pode todas as coisas.

Leonardo Capochim – Diretor do Seminário Teológico Carisma
Fonte: Lagoinha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5