Por que devo ir à igreja?

Essa é uma boa pergunta feita por pessoas sinceras e inteligentes. Indivíduos assim não costumam fazer as coisas de maneira forçada, involuntariamente. Segundo eles, é possível encontrar Deus fora da igreja, sozinhos, entre amigos, em casa, na praia, na fazenda... Eles têm toda razão. Pois, em virtude de sua onipresença podemos encontrar Deus em qualquer lugar do universo.

Ir à igreja, no caso das crianças, pode ser uma ação involuntária. Os pais podem levar seus filhos às suas comunidades sem que estes desejem acompanhá-los. Mas não deve ser assim com jovens e adultos. Reunir-se com pessoas numa igreja deve ser algo que façam voluntariamente.

As pessoas costumam se reunir voluntariamente com aquelas que possuem gostos, humor, desejos, rotinas e sonhos semelhantes. As pessoas costumam se reunir para compartilhar e reforçar sentimentos e valores. 

Há pessoas que se reúnem em bares após o trabalho para uma conversa com os amigos; há pessoas que se reúnem em ONGs para ajudar necessitados; há pessoas que se reúnem em sindicatos para cuidar dos interesses de sua categoria; há pessoas que se reúnem para praticar um esporte; há pessoas que se reúnem em condomínios para elaborar planos que melhorem a vida dos moradores. Enfim, não faltam razões nesse mundo para que as pessoas se reúnam em grupos.
Mas por que, afinal de contas, os cristãos, ao longo de mais de dois mil anos, insistem na importância de encontrar e experimentar Deus em meio a grupos de pessoas? 

Os cristãos se reúnem regularmente porque compartilham das mesmas convicções quanto a muitos assuntos. Os cristãos estão convencidos de que tudo de bom que conquistaram foi com a ajuda de Deus; os cristãos estão certos de que todas as virtudes morais que possuem são concedidas por Deus; os cristãos estão convencidos de que dentro das igrejas podem fazer suas melhores amizades; os cristãos têm a certeza de que juntos podem trazer muitos benefícios para a cidade; os cristãos estão certos de que o bom ambiente relacional da igreja pode protegê-los de muitas tristezas; os cristãos sabem que, mesmo sendo imperfeitas, as igrejas são espaços para a reunião de indivíduos sinceros que desejam ser melhores a cada dia.

Diante de tantas evidências do amor de Deus os cristãos não conseguem compreender a pergunta “Por que devo ir à igreja?”. Ao invés disso, diante dos inúmeros benefícios divinos fazem a si mesmos um outro questionamento: Em face de tantas bênçãos recebidas, como não ir à igreja?

As pessoas gostam de ir à igreja porque sabem que ela pode protegê-las de forma ampla e profunda. Sabem que a igreja é um lugar onde podem recrear suas emoções, dividir seus fardos, encontrar esperança, achar bons amigos, recomeçar a vida e renovar o espírito. Além de tudo isso, a bíblia nos incentiva a expressar nossa fé coletivamente (Hebreus 10: 25). Dessa forma, você pode ver que existem diversas e boas razões para alguém querer ir à igreja.

Permita-me acrescentar mais alguma coisa a esse texto, antes de terminá-lo.

Jesus Cristo costumava se referir a Deus como seu Pai. Aliás, essa forma íntima com a qual se dirigia a Deus fez com que ele enfrentasse a fúria de alguns religiosos que enxergavam nisso uma atitude desrespeitosa. Mas Jesus não permitiu que a incompreensão desses homens alterasse a maneira como ele se relacionava com Deus.

Num determinado momento em que estava com seus alunos, Jesus ouviu de um deles o pedido para que os ensinasse a orar (Lucas 11: 1-4). Adivinhe como foi que ele disse para seus discípulos começarem suas orações! “PAI, santificado seja o teu nome...”. Ao fazer isso, Jesus tinha em mente aquilo que Deus havia planejado inicialmente para a humanidade, a saber: que todos vivessem juntos e fraternalmente tendo-o como o pai celestial. Dessa forma, aprendemos que a intenção de Deus quanto a nós é que vivamos reunidos, próximos uns dos outros em respeito e amor.

Os cristãos vão à igreja para, reunidos, numa só voz e com um só coração, expressar toda sua gratidão por terem sido feitos filhos desse Deus. Os cristãos vão à igreja para, juntos de seus melhores amigos, tornados irmãos pela obra salvadora de Jesus Cristo, agradecer ao pai celestial por tudo de bom que recebem continuamente de suas bondosas mãos.

Agora você pode compreender por que muitas pessoas gostam de ir à igreja. Trata-se de algo agradável, cheio de sentido e que expressa gratidão a Deus por tudo que ele faz de bom. Espero, de verdade, que depois de ter lido esse texto você perceba o quanto o pai celestial tem sido bom contigo e que isso lhe faça desejar vir à igreja e estar entre nós.

Por Fabrini Viguier
Fonte: http://www.igrejaplena.org.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA