Hábitos para fortalecer sua família

Os bons hábitos familiares que são estabelecidos em uma base diária fazem com que as famílias possam desfrutar de momentos agradáveis juntos. Existem algumas atividades que incluem todos os membros da família, e como indivíduos deveríamos fazer com que elas se tornassem hábitos diários para desenvolver bons hábitos familiares. As seis ideias a seguir apresentam maneiras de estabelecer bons hábitos familiares que são duradouros e agradáveis:

1. Refeições em família

Recomendamos que vocês encontrem tempo para fazer as refeições em família, como o almoço ou jantar, nos quais os pais possam ajudar os filhos a desenvolver bons hábitos e modos ao comer. Reservar tempo para comerem juntos sem a distração da TV ou rádio pode trazer vantagens significativas para a família que faz isso, pois os membros da família podem conversar ou comentar sobre o que aconteceu em seu dia.

2. Filmes tradicionais

Existem filmes que são tradicionais, como obras musicais, filmes clássicos, etc. Seria uma boa atividade assistir um filme juntos ou fazer algo divertido, como comer uma pizza ou comentar sobre o filme enquanto o assistem ou depois.

3. Participar de atividades comunitárias juntos

Uma boa ideia para fazerem algo produtivo em família inclui participar de um projeto comunitário, como limpar alguma parte do bairro, recolher folhas caídas, coletar e reciclar papel, ou fazer um brinquedo para doar para alguma instituição. Isto faz com que a família se sinta apreciada e que possam conhecer melhor seus interesses e desenvolver um maior apreço pelas coisas que têm.

4. Estabelecer tradições familiares que tenham um significado

Em ocasiões especiais, como Natal, aniversários, ou data patriótica, etc., seria bom que a família estabelecesse tradições simples, mas significativas, para que possam aproximar as gerações que fazem parte dela. Por exemplo, na nossa família assamos e decoramos biscoitos para nossos vizinhos e amigos e os dividimos nos dias que antecedem o Natal.

5. Fazer um vídeo anual em família

Enquanto uma família tira muitas fotos, especialmente nesta era digital, é importante recolher todas as fotos que são tiradas a cada ano. Geralmente, todo sistema Windows tem uma opção para criar um vídeo usando fotos e música (que pode ser uma especial para cada ano). Isto pode iniciar uma boa tradição de assistirem juntos no Ano Novo o vídeo com todas as fotos que representam cada evento que a família teve no ano que está se encerrando. Ao mesmo tempo, isto ajuda a criar documentos digitais significativos para compartilhar com as próximas gerações.

6. Fazer resoluções a cada ano e tomar nota das mesmas

Cada ano seria bom avaliar o que aconteceu e no ano novo seria apropriado que a família tomasse nota das resoluções que terão como família. Por exemplo, se a família resolveu viajar, já podem começar a anotar o que precisarão para fazer a viagem dar certo e como irão preparar-se. Ao final de cada ano, é importante voltar a revisar essa lista de resoluções juntos para verificar o que conseguiram fazer e o que ainda falta cumprir no próximo ano.

As famílias que tomam medidas para desenvolver bons hábitos são mais propensas a ajudar uns aos outros a atingir metas, alcançar o sucesso e entender um ao outro para poder aproveitar o tempo que têm com a família e amigos.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 6 Hábitos para fortalecer tu familia, de Cindy Peterson.
Fonte: http://familia.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA