Diz-me em que pensas, e te direi as doenças que terás

doencas
Não é segredo para ninguém que os nossos pensamentos, emoções e saúde estão extremamente interligados entre si. Mas só recentemente os cientistas e psicólogos souberam definir até que ponto.
Uma pequena de análise do atual estado emocional permitirá compreender se nos encontramos no grupo de risco e como controlar as doenças de que se sofre.
Na medicina tradicional, considera-se que a doença surge devido a falhas no funcionamento normal do organismo devido a fatores externos, tais como vírus, alimentação incorreta, situação ecológica desfavorável, ou a internos, como doenças hereditárias. Porém, como muitos poderão confirmar, isso não é assim tão simples.

Nem todas as doenças têm uma ligação causa-efeito evidente. Por exemplo, o cancro. Ninguém compreende ao certo qual é o disparo que dá início ao desenvolvimento dessa doença. O que sabemos é que o corpo deixa de funcionar normalmente, no organismo humano ocorre uma falha.

Hoje, numerosos oncologistas mundialmente famosos reconhecem que o stress e a disposição emocional negativa do homem podem provocar o desenvolvimento dessa doença. Por isso começaram a desenvolver-se ativamente ramos mistos na medicina e na psicologia, que estudam a influência dos fatores psicológicos no aparecimento e desenvolvimento das doenças corporais. Os especialistas em psicossomática recomendam prestar muita atenção às doenças atuais… E aos pensamentos.

Eis algumas ligações de causa-efeito das doenças e dos sofrimentos interiores:

A artrite aparece em pessoas muito exigentes para consigo próprias, que toda a vida se orientam não pelos seus desejos, mas pela palavra “é necessário”, “devo”. São pessoas boas, corretas, que se cercaram por um muro de deveres e pelo sentimento de dever.

A miopia aparece em pessoas que têm medo de mudanças no futuro, não querem “ver” o que os espera em frente. São, por natureza, intelectuais e conservadores. Ao novo preferem o círculo habitual de amigos próximos e parentes, frequentemente podem perder-se em coisas pequenas e tentar não ver o que não querem.

A infeção é frequentemente provocada pelo medo e a ira. Surge quando as nossas ações divergem dos desejos, quando é impossível realizar o planejado.

A gastrite surge em pessoas que, por força das circunstâncias, foram obrigados a recalcar a sua ira e a viver num estado indefinido, nervoso, sem ter possibilidade de responder ao ofensor. É acompanhado do sentimento de desespero e depressão.

As dores de cabeça crônicas surgem nas pessoas auto críticas, que têm um alto nível de intelecto, mas, devido a algumas razões, recalcam as suas verdadeiras emoções. Quando querem gritar, têm de sorrir, quando é preciso reclamar, abanam a cabeça obedientemente ou ficam caladas.

A obesidade pode ser uma reação ao medo e ao desejo de se esconder dos que o rodeiam. Muitas pessoas com aquilo que consideramos excesso de peso precisam de defesa, bem como não podem aceitar a si e o seu lugar neste mundo tal como são.

A constipação pode surgir como consequência de ter pena de si tendo como fundo uma autoestima afetada, bem como quando faltam forças e tempo para coisas que exigem uma constante atenção.

Entre os autores mais interessantes que olham para as doenças através do prisma da psicossomática, pode-se destacar o psicólogo italiano Antonio Meneghetti, fundador da escola de ontopsicologia, a psicóloga canadiana Lise Bourbeau, autora de numerosos bestsellers e fundadora de um dos maiores centros de desenvolvimento pessoal no Quebec, bem como a americana Louise Hay, autora de livros sobre pop-psicologia, uma das suas mais conhecidas obras é “You Can Heal Your Life”.

Mais cedo ou mais tarde, quaisquer estados emocionais refletem-se no nosso estado de espírito. A alegria, a calma, a gratidão e o amor trazem-nos saúde. Mas a ira, a inveja, o ódio e o medo, pelo contrário, destroem-nos. Por isso sabemos que dentro de um corpo são há uma alma sã. Pois, como vimos, tudo está interligado. (Fonte: Voz da Rússia).

Fonte: eclesia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA