7 dicas valiosas para ser um bom ouvinte

Falar é bom, não é? E escutar? Você se considera um bom ouvinte? Preste atenção nas dicas que daremos e torne-se um ouvinte melhor.
Você acha que é capaz de concentrar-se em duas ou mais coisas simultaneamente? Será que é possível?
Encontramos a resposta na entrevista dada nesta revista, por Yuhong Jiang, especialista em psicologia cognitiva, que faz pesquisas em Harvard. Ela disse “que se fôssemos capazes de fazer duas coisas ao mesmo tempo, seria possível ver um aumento na atividade do córtex pré-frontal nas imagens de ressonância magnética. O cérebro processa uma tarefa de cada vez e segura as demais na memória.”

Levando isso para a comunicação pessoal, vê-se que muitos mal-entendidos poderiam ser evitados se houvesse uma comunicação mais eficaz.

Vejamos: Como você se sente quando é ignorado? No mínimo frustrado. Pense bem, é muito deselegante e indelicado deixar uma pessoa falando sozinha. É assim que ela se sentirá se você estiver distraído ou focado em outra coisa, enquanto ela está falando com você.

No artigo “7 dicas para se tornar um bom ouvinte”, do site Jovens e Empreendedores, lemos que “ouvir não é uma tarefa muito fácil, (...) mas é essencial para que você perceba, verdadeiramente, quais são os valores, princípios e pensamentos da pessoa com quem você conversa e para saber lidar com ela de uma maneira mais confortável”.

Relacionamos algumas dicas que podem ajudá-lo a se tornar um ouvinte melhor. Algumas delas se aplicam tanto a situações de diálogo quanto de oratória:.

1. Olhe para quem está falando

Olhe nos olhos. Olhar para qualquer outra parte do corpo, poder deixá-lo desconcertado e ele pode perder “o fio da meada”.

2. Vire-se de frente para ele

É uma forma de demonstrar que está interessado no que ele tem a dizer.

3. Preste atenção

Processe as informações que ele está transmitindo. Evite cochichos. Fuja das distrações, como barulhos, movimentação de pessoas ou qualquer outra coisa.

4. Evite interrompê-lo, até que ele conclua o que está dizendo

5. Evite antecipar-se ou tentar adivinhar o que ele vai dizer

Principalmente em situações que exija formalidade, como no trabalho.

6. Faça sinais de que está entendendo

Não faça cara de "paisagem". Faça um “sim” com a cabeça, sorria, fale “aham”, se ele puder ouvi-lo. Através de expressões faciais pode-se saber se o ouvinte está prestando atenção e compreendendo a mensagem. É uma boa forma de apoiar um orador.

7. Vá além das palavras

Muita coisa pode ser dita pela entonação da voz, a linguagem corporal ou expressão facial.

"O cuidado em ouvir é o caminho mais curto para o saber."(Juan Luis Vives).

Fonte: familia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA