6 coisas a saber sobre intolerância à lactose

Com a possibilidade de ingerir produtos sem lactose o tratamento desta intolerância se tornou mais fácil do que era antes.
A intolerância à lactose é cada vez mais constatada em adultos e crianças por todo o mundo. Através de algumas observações e alguns exames é possível verificar se esse tipo de intolerância está presente em você.

Inchaço e dores abdominais, flatulência e enjoo verificados alguns minutos após ingerir produtos lácteos, ou seja, derivados do leite, pode já ser um indício inicial deste problema.

Mas apesar do nome grande e assustador o tratamento é simples e também conta com a facilidade de encontrar produtos sem lactose para consumo.

1- O médico é quem pode afirmar com segurança o diagnóstico da intolerância. Neste caso então, se você sente com frequência alguns dos sintomas acima, procure um especialista para que ele possa solicitar exames e prescrever o tratamento mais adequado.

2- Se o diagnóstico for positivo, algumas medidas deverão ser tomadas para aliviar os sintomas, e neste caso a mudança na alimentação é fundamental para melhora do quadro.

3- Produtos como leite, queijos, iogurtes, sorvetes, panetones, achocolatados, creme de leite, leite condensado, bombons e chocolates já podem ser encontrados facilmente nos supermercados nas versões sem lactose, o que ajuda muito com a dieta. O sabor desses alimentos não é tão diferente do convencional, por isso é muito fácil a adaptação com eles.

4- Há também um tipo de enzima digestiva em pó que serve para ser colocado em cima de sorvetes, por exemplo, ou na preparação de alimentos lácteos. Esta enzima à base de lactase serve para quebrar a lactose existente nos produtos lácteos e assim facilitar a absorção desses alimentos pelo intestino. Neste caso, o próprio médico ou nutricionista lhe indicará o mais indicado para fazer parte de sua dieta.

5- Como os produtos lácteos são fontes de cálcio, que é essencial ao organismo, a ausência de consumo desse tipo de alimento pode gerar uma deficiência de cálcio em sua dieta, sendo assim, é ainda mais importante o consumo de alimentos que contenham cálcio em sua composição, tais como folhas verdes, brócolis, sardinhas etc.

6- Os produtos à base de soja são indicados para consumo de pessoas com intolerância à lactose, portanto você pode fazer uso desses alimentos.

Rapidamente após evitar o consumo deste tipo de alimento você já sentirá que o desconforto não mais fará parte de seu dia a dia e terá sua saúde e disposição restaurada. Fique atento aos sinais que seu corpo emite e procure um médico ao menor sinal de que há alguma coisa errada com ele.

Fonte: familia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA