10 atitudes sustentáveis no lar

Toda boa educação deve começar em casa, é dever da família ajudar a formar bons cidadãos e pessoas com consciência de fraternidade e empatia por todo e qualquer ser vivo no planeta.

Lembrando que o exemplo é mais eficaz do que a palavra, o ideal, para educar os filhos a tornarem-se pessoas com atitudes sustentáveis, é praticar a sustentabilidade dentro e fora de casa.

Atitudes sustentáveis podem ser direcionadas a diversas áreas, como energia, lixo, água, etc.

Ações sustentáveis dentro de casa:

1- Racione o consumo do ar-condicionado, a maior parte das vezes uma janela aberta já resolve o problema do calor e ajuda a evitar que dióxido de carbono suba para atmosfera.
2- Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, por consumirem menos energia e por durarem até 10 vezes mais.
3- Evite lâmpadas acessas durante o dia optando por abrir portas e janelas. Racione o uso de pilhas, prefira as recarregáveis. Pilhas contaminam a água e o solo com mercúrio e cádmio, e a atmosfera com vapores tóxicos.
4- Evite comprar produtos alimentícios embalados em plástico e bandejas de isopor, prefira as embalagens com matéria-prima reciclável.
5- Certifique-se de que a porta da geladeira está vedando bem e evite ficar abrindo e fechando o tempo todo, assim não haverá um maior consumo de energia.
6- Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes, ao ensaboar a louça e roupas. Só na escovação dos dentes, se a torneira ficar aberta, são desperdiçados de 50 a 80 litros de água.
7- Use um balde para lavar vidraças, pisos e até mesmo automóveis, se a mangueira ficar permanentemente aberta, mais de 600 litros de água potável serão desperdiçados.
8- Troque as sacolas de plástico por sacolas de tecido ou outro material durável e reutilizável. Com essa pequena atitude pode-se deixar de consumir milhares de plásticos descartáveis e poluentes.
9- Prefira papel reciclado, imprima só o necessário e preferencialmente no modo econômico, se possível use os dois lados da folha. A fabricação de papel consome milhares de árvores em todo o planeta, aumentando o aquecimento global e diminuindo a qualidade do ar e da água.
10- Muitas são as ações sustentáveis que podem começar dentro de casa com a ação de cada pessoa da família, fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas.
Educação é o caminho para a salvação do planeta e a conservação do que nos resta em recursos naturais.

Fonte: http://familia.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5