Um cidadão que constrói a pátria

Quando dizemos cidadão, queremos dizer "o habitante da cidade", o indivíduo que goza de direitos civis e políticos da sociedade; homem vinculado a privilégios e responsabilidades; pessoa civilizada, consciente habilitada a viver numa coletividade. 
Contudo, importa em algo mais: o cidadão é um construtor social, é uma coluna da coletividade personalidade útil cuja ausência é sensível, quando se transfere de sua residência ou morre. 

A Bíblia o chama: Homem Feliz! O Salmo um o descreve como "árvore junto às correntes de água". É o fiel de Deus que não frequenta reuniões de insensatos, não se detém às portas do vizinho em busca de boatos, nem interrompe os seus passos, quando se põe em marcha pela estrada do bem. 

Ele tem sempre, a seu dispor o livro de Deus. É um leitor assíduo da Bíblia. A sua filosofia é derivada e sustentada dos divinos Oráculos. Segue a Lei de Deus. Dialoga com o Espírito Santo; vive em comunhão com o Pai; é amigo de Jesus Cristo, dado que o Salmo tenha implicações com o Novo Testamento, com a Igreja Cristã. 

É o cidadão prestativo. Constrói a sua Pátria. É alguém em quem se pode confiar; não mente; não se entrega a juramentos levianos. Não é viciado. Observa o Dia do Senhor. 

O ímpio, o desonesto, não resiste à tormenta, que cedo ou tarde chega. É como palha na ventania: desloca-se, flutua; rodo­pia e cai. É a vergonha da sociedade; a mancha da sociedade; o ladrão da honra e da grandeza da Pátria. 

O Homem Feliz é edificante, justo, formoso como a árvore plena de folhas, carregadas de flores, cuja frutificação é certa. 

Dois retratos. Dois tipos de cidadãos. Qual é o seu? Como Igreja de Cristo cada crente deve ser um cidadão exemplar que promove o bem de sua cidade vivendo e testemunhando o Evangelho, glorificando ao Senhor.

Por Pr. Carlos Roberto Teles
Fonte: http://www.semeandovida.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5