Veja algumas dicas para economizar na hora de comprar o material escolar

Todos os anos, o mês de janeiro é marcado pela maratona dos pais para o compra do material escolar. Neste período, no entanto, é importante ficar atento a alguns fatores para economizar dinheiro e levar para casa produtos de qualidade. O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio Grande do Norte (Procon/RN) orienta aos consumidores e dá algumas dicas sobre o assunto.

O primeiro passo, um dos mais importantes segundo o Procon-RN, é antes de sair às compras, verificar em casa o que restou de material escolar dos anos anteriores. Normalmente alguns itens da lista podem ser reaproveitados como cadernos, canetas, réguas, apontadores, borrachas ou até mesmo mochilas, por exemplo.

Outro ponto importante é a pesquisa de preço, sempre recomendada pelos órgãos de defesa do conumidor em todo o País. Esse quesito chama atenção pela diferença nos valores dos produtos praticadas pelos estabelecimentos, que variam muito. A dica também vale se a opção for comprar pela internet, e nesse caso outro fator deve ser levado em consideração. È preciso verificar o endereço eletrônico, que deve começar com "https://" e ter o cadeado de segurança no navegador.

Ainda segundo o Procon-RN, as escolas também não podem exigir a compra e entrega do material de uma única vez. Estes podem ser levados na medida em que as atividades estejam sendo desenvolvidas.E esclarece que elas também  não podem  podem solicitar na lista de material aqueles cujo uso é coletivo, ou seja, materais de higiene e limpeza. Nem exigir produtos de marca específica ou determinar a loja onde deve ser comprado. Ou ainda, cobrar algum tipo de taxa para pagamento de despesas de consumo tais como água, luz e telefone.  

Nas lojas e livrarias, a atenção dos pais também é importante. Os preços devem estar afixados de modo que o consumidor possa facilmente visualizá-los. A orientação do Procon-RN é prefeir sempre as compras à vista, que ofercem maiores descontos. E também a reunião de dois pais para comprar o material juntos, nesse caso de compras maiores obtem-se melhores descontos.Quanto ao prazo para troca, os produtos não duráveis tem 30 dias, já os duráveis podem ser trocados em até 90 dias.

Comentários

Postagens mais visitadas