5 maneiras de reduzir o sal da alimentação

Dicas de como substituir o sal por temperos mais saudáveis nos pratos.
Para quem é hipertenso, deve manter quilômetros de distância. Mas todos sabem que é ele necessário para dar gosto na comida. Atualmente foi lançado o programa “Meu Prato Saudável”, do Hospital das Clínicas e do InCor (Instituto do Coração), para orientar a população que deseja manter um estilo de vida saudável. 
As dicas são divulgadas no site e compartilhadas nas redes sociais, e também por um aplicativo de celular. Um dos alertas desse projeto foi destacar o uso exagerado de sal.

A função do sal no organismo humano é controlar as substâncias que entram e saem das células – regulando a quantidade de nutrientes e água. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são recomendados, no máximo, cinco gramas diárias de sódio por pessoa. Entretanto, o IBGE afirma que os brasileiros consomem doze gramas, em média. O resultado desse excesso é a hipertensão.

Confira as dicas para afastar a alimentação ruim da sua vida e deixá-la livre de doenças.

Ervas e temperos 
Use ervas e temperos como alho e cebola para intensificar o sabor dos alimentos. Pimenta-do reino, canela, cúrcuma, manjericão fresco, sumo de limão, entre outros, podem dar um gosto especial aos ingredientes de uma refeição.

Gordura boa 
Aproveite as nozes, castanhas, abacate e os óleos vegetais, que são ricos em gorduras do “bem”, para usar nas suas preparações.

Sem fritura 
Grelhe ou asse seus alimentos. Ao assar, por exemplo, vegetais e carnes, é possível sentir um gosto levemente adocicado, típico deste modo de preparo.

Prefira os integrais 
Opte pelos alimentos integrais: geralmente, estes produtos contêm menos sal quando comparados às versões refinadas. Na hora de preparar o arroz integral, por exemplo, a quantidade necessária para dar o sabor salgado é bem menor que o arroz branco.

Evite industrializados 
Diminua o consumo de alimentos industrializados: procure manter uma alimentação saudável e opte pelos alimentos in natura. Tire da sua lista de compras os embutidos e temperos prontos, e sempre leia o rótulo dos alimentos para conferir a quantidade de sódio que está sendo ingerida.

Com informações de: Discovery Mulher
Fonte: guiame.com

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