Estamos muito bem acompanhados!

Sempre quando fico a pensar em minha vida, faço a mim e como consequência, faço a Deus, uma pergunta que na verdade já tenho, para ela, uma resposta: “Será que alguém já passou por isso, como eu estou passando?” ou “Será que alguém já sofreu com essa situação, assim como eu tenho sofrido?” ou ainda “Será que alguém no passado já viveu a mesma situação, a qual vivo hoje?”
A resposta para tais perguntas é sempre, CERTAMENTE, a mesma: Sim!
A Palavra de Deus fala sobre uma nuvem de testemunhas, em Hebreus 12:1, conforme se lê: “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,”.

E essa mesma Palavra nos aconselha a correr com perseverança a corrida que é nossa.
Cada pessoa possui uma corrida; eu não correrei a sua corrida e tampouco você correrá a minha. Cada um de nós tem, da parte de Deus, e também por buscarmos essa ou aquela vida, uma corrida para percorrermos.
Para cada corrida temos um espaço físico a ser percorrido em um determinado espaço de tempo. Uns conseguem correr bem essa corrida; cumprir com tudo aquilo que a corrida oferece ou mesmo obriga. Outros, ao desistirem ou desfalecerem pelo trajeto, deixam de cumprir com certa porção da corrida. Vai de cada um, do ritmo de cada um, da maneira que se corre de cada um, da perseverança ou da preguiça de cada um.
Resumindo: aquilo que eu tiver que passar, ninguém passará por mim. Quantas vezes já não ouvimos isso?!
Mas aquela resposta para aquelas perguntas do início desta Palavra de Vitória, em muito nos ajuda. Sim!
Sim! Existem pessoas que passam pelo mesmo que passamos.
Sim! Existem pessoas que sofrem como sofremos.
Sim! Existiram pessoas com os mesmos problemas, aflições e vida, como a que temos hoje.
Essas respostas sempre têm me deixado em paz, pois sei que da mesma maneira que passo por provações e lutas hoje, irmãos e irmãs que eu sequer conheço ou que sequer virei a conhecer nesta vida, passam também. E ainda; irmãos e irmãs do passado, que hoje já descansam no Senhor, também passaram por situações parecidas e até mesmo idênticas às minhas.
E assim também, segue em relação à sua vida, amado; amada.
Mas no que isso me ajuda. O que me ajuda saber que outros passam por problemas idênticos aos meus? O que me ajuda saber que no passado existiram pessoas que passaram pelas mesmas provações que eu passo hoje?
O que nos ajuda é sabermos que da mesma maneira que os fiéis do passado e de hoje, mesmo que desconhecidos para nós, estão e foram ajudados pelo Senhor e obtiveram e obterão vitória, graças a mão do Senhor em vossas causas, nós também estamos sendo ajudados e também, obteremos vitória.
Sejam por quais problemas estejamos passando, alguém por ele já passou e mesmo que seja um problema que você tenha quase certeza de que nunca, jamais da história da humanidade alguém passou por algo pelo menos parecido, saiba que Jesus levou sobre si todas as nossas aflições; ou seja, por esse problema, seja ele qual for, Jesus já passou.
Assim, saibamos que não existe problema desconhecido para o Senhor; para Ele e nEle, a cada lágrima derramada, a cada gota de seu sangue naquela vergonhosa cruz, existiam milhares de problemas e situações carregadas por Ele até o Trono.
Afirma a Palavra de Deus: “Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.” Livro Sagrado do Profeta Isaías, capítulo 53 e verso 12.
Quando Jesus carrega sobre Si o pecado de muitos, na verdade Ele está levando sobre si o pecado daqueles que por Ele serão justificados. Não somente o pecado, mas tudo o que o pecado gera, como as enfermidades, lutas, provações, problemas e etc.
A Palavra de Deus afirma isso, que Jesus levou sobre Si o pecado de muitos e não de toda a humanidade e isso se explica pelo fato de que nem toda a humanidade O aceitará como Único e Suficiente Salvador. Mas nós, os justificados, devemos ter essa certeza: Jesus já passou por aquilo que nós passamos. Ele conhece a nossa dor e o nosso limite.
Nossos patriarcas já passaram por problemas semelhantes ou iguais aos nossos, suas famílias passaram pelos mesmos problemas que temos em nossa família e tudo bem que a malícia cresceu, o pecado avolumou-se, os vícios são outros, mas não importa nada disso, pois aflições são aflições, assim como o são hoje, o foram no passado e o serão no futuro.
Exatamente por isso é que servimos ao Deus Eterno, O qual enxerga tudo e todos pelo plano da eternidade e assim está acima do tempo passado, presente e futuro.
Nessa santa dimensão, Deus não só conhece o meu e o seu problema, como já conhece a minha e a sua vitória; afinal de contas Ele provou com tudo isso ao seu próprio Filho Unigênito e assim possui toda eterna gama de conhecimento a respeito das minhas e das suas aflições.
Mas infelizmente, ainda existem pessoas que não se satisfazem com aquilo que é espiritual; precisam de algo visível, de algo paupável. Para essas, ainda lamentando, ofereço o testemunho de muitas e muitas pessoas que vivem em nosso meio, em nossas igrejas e que vivem coisas iguais ou piores que as nossas e conseguem, por meio da fé que compõe o fruto do Espírito Santo, vencer.
Essa tão grande nuvem de testemunhas é formada por exemplos bíblicos do passado, por exemplos bíblicos do presente, pois estamos escrevendo a história bíblica ainda. Basta a cada um prestar atenção ao seu redor e ver que aquele “Sim!” vale não somente para mim, mas para cada uma das pessoas que buscam consolo em Deus e que a Ele recorrem nas dificuldades.
Vejo pessoas sofrendo tanto sem qualquer esperança de melhora, quando elas poderiam obter esperança na Pessoa de Cristo Jesus e nas pessoas do passado bíblico com tantas e tantas experiência difíceis, mas passíveis de vitória e na maioria delas, vitoriosas. Vitoriosas!
Quando deixamos de crer nessa tão grande nuvem de testemunhas e em Cristo, ficamos solitários com nossos problemas e pior ainda, ficamos solitários em nossos problemas, pois deixamos que eles nos dominem e começamos assim a fazer parte da composição desses problemas.
Quando cremos em Cristo e nessa tão grande nuvem de testemunhas, deixamos de compor os problemas e passamos a compor as soluções dos problemas. Assim fora Cristo, a SOLUÇÃO.
Desde Abraão, a história humana percorria seus dois mil anos e quantos e quantos não foram os problemas vividos pelos povos dessas épocas tão remotas para nós? Pois bem; YHWH viu a necessidade de dar solução definitiva e não mais temporária aos problemas existentes desde os primóridos da Criação, daria solução aos problemas de seu povo escolhido, os judeus, mas também para toda a humanidade necessitada de socorro; viu essa SOLUÇÃO na Pessoa de seu Único e Primogênito Filho, Jesus Cristo e dEle fez carne, quando Ele era o Verbo.
Como é gostoso e prazeroso observar que Cristo nos deu esta maravilhosa oportunidade de acreditarmos nEle e de ainda, por meio dEle, termos uma tão grande nuvem de testemunhas de vitórias em Cristo.
Por isso, creiamos que antes de nós e mesmo junto a nós, existem pessoas passando pelos mesmos problemas e até piores que os nossos e estão confiando em Cristo e nessa tão grande nuvem de testemunhas. Creiamos, também!

Por Paulo Zotareli.

Fonte: gospelprime.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5