Responsabilidade, você tem?

Uma grande empresa me solicitou uma série de palestras sobre responsabilidade profissional. Este foi o tema da Semana Interna de Prevenção contra acidentes de trabalho. Eles constataram que a falta de responsabilidade é a principal causa de acidentes de trabalho.
O primeiro passo foi estudar o que é responsabilidade. A definição que encontrei no dicionário Michaelis foi: O dever de dar conta de alguma coisa que se fez ou mandou fazer, por ordem pública ou particular.
Na vida temos várias responsabilidades. A primeira é com nossa saúde física. Várias vezes no dia devemos ter responsabilidade com a nossa alimentação. Comer bem gera saúde física, gosto sempre de lembrar que comer bem não é comer muito! A quantidade e variedade da alimentação que temos à disposição são imensas. O jornal O Globo de 23/08/2013 apresentou que no estado do Rio de Janeiro 71,9% das pessoas estão acima do peso. Falta de responsabilidade na alimentação gera sobrepeso!

Responsabilidade com nossa mente. O que você pensa? Como você ocupa a sua mente? Essa é outra responsabilidade que devemos prestar sempre atenção. As 24 horas do dia normalmente são divididas da seguinte forma: 8 horas de trabalho, 8 horas de sono recomendado pelos médicos e sobram 8 horas. Como você ocupa a sua mente nessas 8 horas restantes? Você é responsável pelo que está na sua mente!
Responsabilidade emocional. Vivemos em sociedade e devemos ter responsabilidade sobre como nos relacionamos. Com quantas pessoas você se relaciona todos os dias? Dentro de casa, na rua, no trabalho. Responsabilidade com esposa, marido, filhos, pais, irmãos, amigos. Você deve ter responsabilidade em todos seus relacionamentos.
Responsabilidade profissional. As horas do dia que “vendemos” para sermos recompensados financeiramente devem ser dedicadas com responsabilidade ao trabalho que propusemos realizar. Você tem trabalhado com responsabilidade para ser bem recompensado por esse trabalho?
Responsabilidade espiritual. Há pessoas que têm responsabilidade física, mental, emocional e profissional, mas não têm responsabilidade espiritual. Falta de responsabilidade com Deus faz muita falta para viver bem.
Responsabilidade financeira. Você recebe o seu dinheiro e deve ter responsabilidade com o bom uso dele. A falta de responsabilidade com o uso do dinheiro tem ocasionado uma série de problemas. Na minha pesquisa de mestrado, cujo tema foi “Qualidade de vida e endividamento”, pesquisei os impactos do endividamento na qualidade de vida das pessoas e ficou bem claro que a qualidade de vida está sendo exterminada pelo endividamento excessivo.
Quero deixar algumas perguntas para que cada um possa responder:
O que você pode fazer para aumentar a responsabilidade em sua vida?
O que lhe impede de ter mais responsabilidade?
Como você pode assumir o controle da situação?
Agir com responsabilidade para viver melhor.

Fotos: Internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA