Lidando de forma correta com o dinheiro

Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento.
Provérbios 23:23
LIDANDO DE FORMA CORRETA COM O DINHEIRO
Não é porque somos crentes que não devemos administrar bem nossos dinheiro, temos que saber lidar com dinheiro de forma sabia. A biblia está repleta de exemplos de pessoas que não souberam administrar o dinheiro, outras colocaram o dinheiro em primeiro lugar em suas vidas.

O Novo Testamento dedica 215 versículos para abordar o tema da fé, 218 para tratar de salvação, e 2.084 a respeito de dinheiro. Jesus adverte que não podemos servir a Deus e a Mamon “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Mateus 6:24. Eu costumo dizer que dentro de nós existe um Trono e que nós temos a capacidade de colocar sentado nesse trono quem a gente quiser, o tempo que desejarmos, e isso serve não só para o dinheiro em si, como outros vícios que muita ds vezes estamos tirando a primazia que é exclusiva de Deus e dando para outros deus sentarem e reinar sem mesmo percebermos. Jung Mo Sung diz que Mamon é dinheiro elevado à categoria de Deus
Poucas coisas têm o potencial de substituir Deus como o dinheiro. O dinheiro é o maior ídolo potencial. Quando o dinheiro é seu escravo, ele se chama dinheiro. Mas quando o dinheiro é seu senhor, ele se chama Mamon “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:21.”
Fiador/Empréstimos
Ser fiador de alguém hoje em dia é muito complicado, podemos correr sérios riscos de a pessoa não honrar os pagamento e acabar prejudicando o fiador, em muitas empresas principalmente do ramo financeiro fazem cruzamento de informação para saber de quem a pessoa é fiador e se tem outros empréstimos na praça. Portanto tomem muito cuidado a serem fiador e adquirirem empréstimos, cujo as parcelas são aparentemente atraentes mas que no final os juros são astronômicos.O crente deve ter cuidado ao afiançar ou avalizar alguém, pois como diz o sábio, “Quem serve de fiador certamente sofrerá, mas quem se nega a fazê-lo está seguro. Provérbios 11:15. O cristão deve ter prudência ao decidir ser um fiador ou efetuar um empréstimo.
Lucro Fácil
Não temos uma estatística pra avaliar se existe esse tipo de pratica no meio evangélico, ou seja, de se aproveitar da fragilidades de pessoas e obter com isso lucro fácil. Essa modalidade de se ganhar dinheiro de forma a cobrar altos juros, tanto é condenada pela bíblia como é proibida legalmente nas regras das leis, TRem certas situações em que a pessoa empresta o dinheiro cobra juros abusivos e ainda coloca os imoveis, carros, joias como penhor e ficando assim cacterizados como agiotagem. Essas práticas são consideradas crime pela Lei nº 1.521, de 26/12/1951, em seu artigo 4º, alínea a, e a pena é detenção de seis meses a dois anos. Elas também constituem crime contra o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, pois, no seu artigo 3º, ele define como fornecedor a pessoa física que faz da agiotagem o seu negócio e exige do consumidor vantagem manifestantemente excessiva (Amparo Legal: artigo 3º, parágrafo 2º, artigo 39, inciso V; e artigo 71 do CPDC. Pena: detenção de três meses a um ano e multa). ” que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado!
Salmos 15:5″.
O Uso Correto do Dinheiro
Hoje em dia temos vários palestrantes especializado em ensinar como devemos usar o dinheiro corretamente. Devemos aprender algumas dicas importante para não nos tornarmos escravos do dinheiro, ou seja, deixar com que o dinheiro trabalhe pra nós e não o contrario.
Invista em que vai lhe trazer beneficio, invista em crescer no conhecimento, hoje vemos muitos de nos gastando o que não tem, comprando o que não precisa e não tem relevância alguma com nosso crescimento espiritual, pelo contrario acaba nos afastando da presença do Senhor. Invista uma parte do seu dinheiro em cultura, educação dos seus filhos ou na sua própria educação.
Buscando o Equilíbrio Financeiro
Não é porque somos crentes que não devemos ser prudentes nos gastos com as coisas da vida. Tente manter uma lista de controle dos seus gastos, utilize planilhas para você conseguir visualizar onde tem se gastado mais, por onde o dinheiro tem sido mal investido. Faça um esforço pra manter sempre umas poupança onde você possa recorrer em casos de emergência.
Manter o equilibro é saber administrar de forma cautelosa seu dinheiro, eu costumo dizer que é o jeito de você saber usar as bençãos que o Senhor tem derramado em sua vida de forma inteligente.
Vou deixar aqui três livros com dicas para esse assunto:
Como Organizar Sua vida financeira
Pai rico e Pai Pobre
Casai Inteligentes Enriquecem Juntos – PROMOÇÃO.

Por Leanderson Silva.
Fonte: gospelprime.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA