Com mais de 5 mil versículos na ponta da língua, pastor dá dicas de memorização

Cornélio oferece curso de “Memorização da Bíblia” na Igreja Batista da Lagoinha.
Conhecido como “Homem Bíblia”, o pastor Cornélio Augusto já memorizou mais de cinco mil referências da Palavra além de ter decorado dez livros completos da Bíblia. Para tanto êxito, ele dá uma resposta, desde a infância tem amado e se empenhado em guardar as santas escrituras. “Quando ainda era adolescente vi meu irmão declamando uma linda passagem em frente à Igreja, me propus a memorizar também e até hoje não parei”, conta.

O pastor Cornélio confessa que outro motivo que o levou a gravar tantos textos foram resultados de técnicas de memorização aprendidas na própria Bíblia. Para não deixar que tanto conhecimento fique guardado, o pastor oferece curso de “Memorização da Bíblia” na Igreja Batista da Lagoinha. A atividade é realizada com certa frequência, a próxima edição do curso será organizado neste sábado, às 8h, com quatro horas de duração. (As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3272-0899.
“A Bíblia foi feita para ser memorizada, inclusive na maior parte da história da humanidade os ensinamentos eram passados de pai para filho, ou seja, oralmente.  Temos 7 mil anos de história da humanidade e poucos séculos com a escrita e a imprensa, portanto, foi essencial para a perpetuação da Palavra, a memorização”, explica Cornélio. Além de oferecer dicas de memorização, outra finalidade do seminário é munir os participantes de conhecimento.

Perigos de não conhecer a Bíblia
É comum ver erros entre os cristãos na hora de falar um versículo como “O cair é do homem o levantar é de Deus”, baseado na referência escrita em Salmos 37.24 ou invenções de supostas passagens bíblicas como “faça sua parte e eu te ajudarei”. Existem até pastores que no momento da preleção, usam equivocadamente passagens para ilustrar ou enfatizar certos argumentos.
Cornélio adverte que a maioria dos cristãos vive de meia dúzia de versículos e, por isso, aceitam qualquer ensinamento que lhes é passado. Explica que a heresia é justamente a distorção da Palavra de Deus, se a pessoa não a conhece como julgará se é correto ou não o que tem ouvido?
E vai além ao afirmar, que o Diabo sabe todas as escrituras. “Muitos cristãos não têm defesa contra o inimigo. Satanás tem a Bíblia toda memorizada e, por isso, foi  tentar Jesus com as própria Palavra, mas foi rebatido por Jesus que não apenas memorizava, mas sabia exatamente o contexto em que foi empregada*”, relata.
O pastor finaliza informando que quando se ama a Deus, guarda-se também sua Palavra (João 14.21) e oferece um pouquinho das dicas que são ensinadas no curso de memorização. Confira!
7 dicas para memorizar a Bíblia:
A Bíblia tem vários textos para memorização, mas um básico é a passagem escrita em Deuteronômio 6.4 a 9.
1ª – Ouvir.
(Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus… VS 4)
2ª – Amar. É necessário que haja interesse, você memoriza aquilo que ama. (Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração… VS. 5)
3ª – Decorar. Quando algo está no coração, você lembra com frequência.
(E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração versículo 6)
4ª – Falar. Quando você fala ativa a imaginação e a audição. Quanto melhor você falar um texto, mais fácil vai memorizá-lo.
(… Delas falarás… VS7)
5ª – Manusear.  Veja a Bíblia com frequência.  Estar com ela atada manuseá-la, ler com frequência. Tenha também no celular para sempre observá-la.
(As atarás por sinal na tua mão, VS 8)
6ª – Ler. A capacidade visual ajuda muito na memorização, sempre tente imaginar e fazer uma espécie de “filminho”, associando a coisas e objetos.
( …e te serão por frontais entre os teus olhos. VS 8)
7ª – Escrever.
(E as escreverás nos umbrais de tua casa… VS 9)
*Passagem escrita no Livro de Mateus 4.1 a 11.

Fonte: lagoinha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA