Dando o exemplo

“O segredo sempre está em dar o exemplo”, orienta Tio Uli
Acho que você já se cansou de ouvir recomendações como: Pai, você precisa dar o exemplo.
Dar o exemplo não é o mesmo que ensinar. As crianças observam e aprendem pelo modo como você lida com os limites em sua própria vida. Elas observam:
- como você se comporta com elas;
- como se comporta com sua esposa ou marido,
- como se comporta no trabalho…

E o imitam, seja lá como for. Elas o admiram e querem ser como você é.
Ao usar o chinelo do pai ou o batom da mãe, elas estão experimentando o papel dos adultos para ver o que lhes convém. Isso acontece sempre que você está ao alcance da vista ou dos ouvidos da criança.
Muitas vezes ouvimos um pai dizendo… Mas eu ensinei a eles o que é certo e o que é errado! Pode até ser, mas seus filhos já descobriram há muito tempo se o que você diz é igual ao que você faz.
As regras dentro da sua casa são um bom exemplo disso. Você pode estabelecer regras diferentes, como por exemplo: O horário de assistir televisão é diferente para os adultos e crianças em sua casa, porém, algumas regras devem ser iguais para todos. Por exemplo:
Ninguém deve interromper quando o outro estiver falando.
Os pais geralmente acham que o que têm a dizer é mais importante do que a história que seu filho tem para contar sobre a escola.
Se em uma situação dessas, seu filho tiver a liberdade de dizer: pai, mãe, você está me interrompendo e se você responder: desculpe, você está certo, a criança estará aprendendo que respeitar o outro, ser responsável e educado e obedecer as regras da casa são coisas que os adultos fazem.
O segredo sempre está em dar o exemplo.
Essa foi nossa dica de hoje, sempre de Pai para pai.

Fotos: Internet
Tio Uli
Fonte: Lagoinha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5