Transformação através da educação

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” Paulo Freire.
Precisamos da fé e da educação para mudar o mundo! Não podemos abrir mão de nenhum desses dois valores trabalhando juntos para transformarmos a vida dos nossos jovens e assim entregarmos uma nova geração ao mundo.

É comum ouvir no Brasil que só a educação eficaz é capaz de mudar tudo. Mas isso não é verdade. Visto que temos um grande déficit de qualidade na educação em geral de educadores, de pedagogos e de sociólogos. Como disse o educador pernambucano, Paulo Freire, qualquer iniciativa de transformação sem educação será frustrante. E ter não somente a educação em si, mas, uma educação de qualidade, bilíngue e guiada por valores e preparando assim pessoas completas para o grande desafio global, do novo mundo sem fronteiras que está diante desta geração.
Acredito que a família, a fé e a educação podem andar juntas para promover o ser humano e construir uma sociedade mais saudável, justa e empreendedora. Também acredito que na pessoa individualista, secularizada, isolada e materialista não existe saber educacional e cultural que possa sustentá-la a longo prazo, ela se autodestrói.
Hoje, o Brasil está acordando para a realidade de que não existe transformação real da sociedade sem educação de qualidade, como fez a Coreia do Sul na década de 60 e 70 e hoje é uma potência; promoveu uma verdadeira revolução do saber através da educação e da fé. Precisamos frisar que as maiores igrejas evangélicas do mundo estão na Coreia do Sul e os melhores índices de educação também. Um pequeno país que se transformou em pouco tempo em uma nação poderosa no cenário mundial. O Brasil também pode dar uma virada e se tornar uma das maiores e mais influentes nações da Terra. Sem dúvida que isso passa pela educação.
Estou persuadido que somente a educação, aliada aos valores do Reino, poderá gerar uma sociedade mais justa, forte e com oportunidade para todos. Realmente acredito que a transformação de um indivíduo se dá através da sua formação e do tripé: Família + Igreja + Escola = Cidadania saudável. E por isso, como igreja, queremos dar nossa contribuição de forma integral para a nossa nação. Somente através desta equação vamos derrotar a corrupção que aflige este país e o nosso povo se livrará das garras de políticos bandidos, conhecidos como sanguessugas, anões e mensaleiros que colocam dinheiro na mala e na cueca e ainda oram na TV agradecendo a propina deles de cada dia. Somente através da educação, emprego e cidades seguras vamos poder protestar nas ruas com cara limpa, sem máscaras para esconder os bandidos infiltrados e oportunistas, que vão roubar televisores para assistir novelas podres, que arruínam a família brasileira.
Acredito que como está escrito no livro sagrada de Provérbios 22.6: “Eduque a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” Crianças bem formadas e educadas vão firmar seus passos, se tornarão homens e mulheres sábias e fortes e erguerão uma grande nação e não se desviarão dos caminhos ensinados por seus mestres!
No final do século XIX as denominações históricas, através das missões estrangeiras, investiram e abriram muitas escolas no Brasil. Em meados do século XX essas escolas se secularizaram e perderam relevância e a grande maioria entrou em crise financeira e falta de alunos. Hoje através de um novo movimento pressionado pelo secularismo, hedonismo e liberalismo da sociedade, os colégios denominacionais voltam a se fortalecer e grandes igrejas em todo país como a nossa, obedecem ao chamado de somar forças nessa seara para fortalecer nossa juventude com ensino de qualidade, mas direcionado por valores cristãos.

Por Carlito Paes.
Fonte: lagoinha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA