Aprenda a pedir desculpas

Pensando bem, a verdade é que você errou. Mandou mal. Fez alguma coisa errada. E agora, no escuro do quarto, você está se remoendo por dentro. Para aliviar o coração e seguir adiante, nada melhor do que pedir desculpas. Não sabe como? Você vai me desculpar, mas há várias formas de fazer isso.

Segundo a psicóloga Priscila Gaspar, é o orgulho que adia o pedido de desculpas. "Muitas pessoas têm dificuldades em pedir desculpas porque se sentem diminuídas com o ato. Ao pedir desculpas estamos admitindo que não somos perfeitos e isso fere nosso orgulho", explica. Da mesma forma que pedir, perdoar não é tarefa fácil. "Para algumas pessoas, aceitar desculpas significa ceder e, para se mostrarem firmes e duronas, não cedem! Não percebem que isso apenas aumenta as desavenças e torna a convivência mais difícil", alerta a psicóloga.

Para quem tem vergonha ou não sabe que palavras usar, existe cartões de desculpas. "É importante lembrar que nada melhor que um diálogo, talvez selado com um abraço e, por que não, algumas lágrimas", assegura a psicóloga, salientando que, além do pedido de desculpas, temos que tratar de mudar as atitudes. "Reparar o erro é fundamental. Não adianta pedir desculpas e nada fazer para consertar ou amenizar as consequências da falta cometida. Por outro lado, se uma pessoa apenas repara o erro e nada fala, é porque o orgulho ainda está presente e ela não consegue se sentir à vontade", afirma.

Desculpa tem hora?

Não há o momento certo para pedir desculpas. Há quem prefira esperar a poeira assentar e esperar o outro se acalmar para então chamá-lo para uma conversa. Priscila afirma que essa não é uma regra absoluta. "Depende da situação. Às vezes, mesmo com os ânimos alterados, vale a pena pedir desculpas, pois isso pode fazer com que o clima se amenize e a calma seja restabelecida", ensina.

Para terminar, a psicóloga sublinha a importância de sabermos que somos falíveis. "Se aceitássemos nossas imperfeições, seria mais fácil conviver com nossas faltas e limitações. Além disso, aceitar que o outro é diferente, não pensa igual a nós e, por isso, não age como esperamos, é fundamental para aceitar as desculpas de coração aberto!", conclui.

1 - NÃO ESPERE MÁGICA: não adianta pedir desculpas se for da boca para fora. O negócio é abrir o peito e falar sobre seus sentimentos mais profundos, sem medo da reação do outro. A usuária do Bolsa Tabada defende que o pedido de desculpas venha do coração e seja sincero. "Não temos a garantia de que o pedido vai ser aceito, pois como ‘palavras’ não são mágicas, podem não apagar de imediato ou em definitivo uma mágoa", lembra ela.

2 - MUDE DE COMPORTAMENTO: pedir desculpas com todas as letras está difícil? Há quem prefira evitar as palavras e mudar de atitude. Para muita gente funciona, como com a usuária do Bolsa Mircela. "Tem gente que não se desculpa por nadica de nada, mesmo quando sabe que vacilou. Mas utiliza um modo surpreendente de ser desculpado mesmo sem falar nada: ele age. Age como se estivesse pedindo, tipo olhar de peixe morto, entendem? Bom, o fato é que ando bastante satisfeita com isso", diz.

3-  DÊ UM ABRAÇO: todo mundo sabe que uma conversa flui melhor quando há carinho entre os envolvidos. Uma forma de trazer os sentimentos à tona é dar a mão ao outro, encostar no seu braço, ou, melhor ainda, dar um abraço. Parece que assim as barreiras se rompem e é mais fácil tocar o coração do outro. A usuária do Bolsa de Mulher Caffetry é adepta da técnica do abraço no relacionamento com o marido. "Acho que meu esposo tem muitos defeitos e, de vez em quando, discutimos. Com o tempo, achamos uma solução para discussões: mesmo que estejamos com muita raiva, nos obrigamos a um abraço e a um pedido de desculpa de ambos. Pode parecer loucura, mas dá certo!", garante.

4-  ESPERE QUE O OUTRO SE ACALME: não adianta tentar pedir desculpas quando o outro ainda está soltando fumaça pelo nariz. Se é o caso, tenha paciência e espere o tempo passar. "Mais cedo ou mais tarde ele vai te entender! Espera a poeira abaixar para conversar e expor a situação"

5-  COMPRE UM CARTÃO: às vezes é difícil admitir os próprios erros, mas é preciso tentar. A usuária da rede social do Bolsa de Mulher Sheila Machado acha que pedir desculpas significa que você admite que errou e está arrependida. "Saber admitir quando se está errado não é tarefa para qualquer um. Não são todos que conseguem abrir a boca para dizer a palavra ‘desculpa’. Acabamos nos redimindo de outras formas, através de gestos ou mensagens. Cada um tem seu jeito de lidar com o próprio erro", diz ela, admitindo não conseguir pedir desculpas de imediato. "Nunca consigo fazer isso pessoalmente, normalmente envio um e-mail ou um cartão de desculpas e mais tarde ligo para pessoa, para sentir se está tudo bem ou não", conta.

6-  MANDE FLORES: se o medo é que o outro não aceite o seu pedido, que tal dar um jeito de amolecer seu coração? Para isso, vá à floricultura mais próxima e envie um mimo para quem você quer que te perdoe. A usuária da rede social do Bolsa de Mulher Bobe Libriana concorda. "Mande um lindo buquê de rosas com uma linda mensagem e um belo pedido de desculpa", sugere ela.

7-  DEIXE A VERGONHA DE LADO: procure a pessoa com quem você agiu mal e, sem rodeios, fale com todas as letras: "desculpe". Não precisa sentir vergonha, saber pedir desculpas é uma qualidade tão bonita quanto saber desculpar. "Acho que pedir desculpas e desculpar alguém é de uma grandeza que não tem tamanho, por tanto não tenha vergonha de pedir desculpas e nem vergonha de perdoar. Você não sabe o peso que você vai tirar das costas", diz a usuária do Bolsa de Mulher Cris Pontal.

Fonte: guiame.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA

AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5