Qualidades de um vencedor: COMPETÊNCIA

Leitura base: Romanos 8:37 - Amados, todo mundo admira pessoas que demonstram competência. Sejam médicos, pastores, atletas, empresários, etc.Ninguém precisa ser um Pelé ou Bill Gates para se destacar com competência.   Para se ter competência, precisamos cultivar algumas atitudes.

1 - Esteja sempre pronto para agir  Eclesiastes 9:10

Há um ditado que diz “ quem espera sempre alcança”.Infelizmente, às vezes, quando se alcança, leva sempre as sobras do que chegou primeiro.Pessoas dedicadas aparecem quando se espera algo delas.  Já as pessoas competentes estão prontas para agir a qualquer momento.Elas agem independentemente de como se sentem, de que tipo de circunstâncias enfrentam, ou quão difícil seja a situação.


2 - Continue melhorando  Filipenses 3:13

Toda pessoa competente sempre busca aprender, crescer e melhorar.Todo competente faz, perguntando o porquê. Aquele que sabe “como fazer” sempre terá um trabalho, ao passo que aquele que sabe  “o porquê fazer” sempre será chefe.

3 - Conclua com excelência  Eclesiastes 7:8

Todo competente conclui com excelência.   A qualidade nunca é casual!   A qualidade é fruto da escolha mais sábia, dentre muitas alternativas.   Como obter qualidade?
Sério Propósito Esforço Sincero Orientação Inteligente Execução Hábil = QUALIDADE.
Trabalhar dentro de um padrão de excelência é sempre uma opção, uma escolha. E todos gostam de ter o melhor.  (Pv 22:29)

4 - Faça mais do que o esperado Lucas 17:9 e 10

Pessoas competentes vão além, sabem que não há nada tão bom que não precise ser melhorado.  Dentro da sua capacidade, faça sempre o melhor.  No trato com as pessoas, no vestir, no servir, etc.  Mateus 5:41.

5 - Motive e inspire outras pessoas  Tito 2:7

Pessoas competentes não só sabem, como ensinam outras pessoas. Pessoas competentes são doadoras de inteligência.  Alguns ensinam naturalmente, só pelo exemplo que passam. João 13:15 , I Timóteo 4:12
Lhe pergunto então:

- Qual a sua posição, quando se trata de concluir um trabalho?

- Você faz coisas com entusiasmo ou resmungando?

Para você que já tem, quando se fala de melhorar a sua competência, consideramos estes três pontos a seguir:

I - Concentre-se  naquilo que faz

Esteja ligado mental e emocionalmente no que faz.  Determine o quanto de sua atenção você dedicará ao que vai fazer.   Veja o que lhe está fazendo perder a concentração.  Se você não consegue dar continuidade ao que faz, identifique a fonte do problema e crie um plano para solucioná-lo.  Ore a Deus e Ele lhe dará resposta.  (Lucas 18:7)

II - Redefina o Padrão

Examine e reexamine porque está dando errado.   Faça um esforço a mais para alcançar suas metas.  Não faça nada com pressa e de qualquer jeito.   Se a mente estiver cansada, pare, descanse e volte com a mente fresca.   Busque descobrir onde está errando e seja sincero consigo mesmo: deixe o errado de lado e avance. (Provérbios 28:13)

III - Descubra uma forma de melhorar

Dedique um tempo para você melhorar.   Ninguém se mantém em um processo de melhoria constante sem ter intenções de fazê-lo.  Descubra três coisas que podem fazer você melhorar suas habilidades, e depois, dedique tempo e dinheiro para isto.
CONCLUSÃO: Termino dizendo:Você é tão bom quanto seus padrões pessoais.   Quando foi a última vez que você deu o seu melhor na realização de uma tarefa, mesmo sabendo que ninguém além de você sabe disso?  Se ninguém está vendo, Deus está.  (Mateus 6:5 e 6)

Comentários

Postagens mais visitadas