Por que preciso honrar?

“Deem a cada um o que lhe é devido [...] se honra, honra” (Romanos 13.7).
Preciso honrar? Sim! Neste breve texto direi por que. Acredito que hoje, o único lugar que ainda reafirma esse princípio, que é um assunto bíblico, é a Igreja de Cristo (e, ainda assim, não são todas). A honra é o primeiro dos 10 mandamentos divinos recebidos por Moisés, que é dado como uma promessa: “Honra teu pai e a tua mãe – que é primeiro mandamento com promessa – para que te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra” (Ef 6.2-3). Isto é, quem honra, vive mais e melhor!

O que vem à sua mente quando você ouve a palavra “honra”? Farei algumas perguntas para fomentar sua reflexão. Você sabe o que é honra? A quem deve honrar? Gostaria de ser tratado com honra? Sabe o que isso significa no mundo espiritual, o que sua prática acarreta para a sociedade e em nossos relacionamentos sociais? Você sabe o que isso atrai para sua vida e espírito? Tem exercitado esse princípio em sua vida? Infelizmente, este valor tem sido esquecido em nossa sociedade pós-moderna, e parece que quem deseja mantê-lo vivo é tachado como uma pessoa antiquada e alienada.
Os mais antigos se lembram da honra que era dada em especial aos pais, professores e autoridades espirituais e patrões. A palavra “honra” está caindo em desuso; contudo, o preço que estamos pagando como sociedade organizada está sendo muito caro, por isso, temos o dever de resgatar este valor. Se por um lado vivemos em uma sociedade imperfeita, na qual existem muito abuso de poder, desmando de líderes, opressão e corrupção de governantes, pais monstros e líderes cristãos que se afastam da prática dos bons valores, infelizmente temos que admitir que tudo isso é fato desde os tempos da antiguidade.
Muitas pessoas têm usado mal sua liderança constituída por Deus apenas por egoísmo e para benefício pessoal. Todavia, será que isso nos dá o direito de sermos negligentes com a orientação bíblica da Palavra? Talvez você nunca honrou porque nunca foi honrado e, em vez de ser amado e abençoado, você foi abusado e humilhado. Ainda assim, você precisa rever isso em seu coração, porque ao honrar você obedece a Deus e atrai bênçãos sobre sua vida. Mesmo Deus sabendo que existem maus pais, Jesus ordenou: “Honra teu pai e tua mãe” (Lc 18.20). Jesus não ensinou a honrar apenas o bom pai e a boa mãe. Nosso dever é simplesmente amar e honrar!
A mesma regra se aplica aos líderes, pastores e mestres. Cada um tem a missão de zelar pela família de Deus, mas se não o fizerem, prestarão contas a Deus. E se você não os honrar, quem prestará contas a Deus? Você ou o outro? Se você não está gostando do que está colhendo, mude suas sementes e a forma de semear. As Escrituras também registram que devemos honrar duplamente. O original do texto remete à honra financeira de forma especial os que presidem, pregam e ensinam a Palavra do Senhor para nossas vidas. “Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino.” (1Tm 5.17). Outra questão muito importante sobre a honra é que ela está diretamente associada à fecundidade espiritual. Jesus disse que a desonra aos profetas de Deus está associada à esterilidade espiritual: “Jesus lhes disse: Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”. E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles” (Mt 13.57-58). Os rebeldes secam! A Bíblia diz que devemos honrar a todos, tratando as pessoas com dignidade: “Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios” (Rm 12.10). Em especial, você deve honrar as pessoas que exercem autoridade em sua vida, tanto por obediência quanto pelo desejo de uma vida espiritual frutífera! E vamos cuidar do coração, para que, quando alguém for honrado em nosso meio, nosso coração seja de alegria e gratidão e nunca de inveja. Está escrito: “Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele” (1Co 12.26).
A inveja nos empobrece e nos faz pequenos, é fácil observar quando a inveja entra em nossa vida e estraga o nosso coração. Não vamos fazer como o homem que não teme ao Senhor e sua Palavra. Vamos resgatar o princípio bíblico da honra em casa, na igreja e na sociedade em geral! Se você nunca teve, busque em Deus porque Ele é a fonte, assim, você passará a receber dos dividendos de honrar e abençoar, porque você recebe sobre sua vida aquilo que você honra e abençoa. Entenda que os grandes honram, enquanto os medíocres murmuram e invejam. Decida viver para a grandeza! É tempo de resgatar o valor e a prática da honra. Essa é uma virtude divina que honra os céus e abençoa a vida das pessoas. Certamente, as próximas gerações agradecerão!

Carlito Paes.

Fonte: lagoinha.com

Comentários

Postagens mais visitadas