Expectativa de vida do brasileiro cresce 14% em 20 anos, diz Pnud

Dez cidades com melhor expectativa de vida estão em SC.
Aumento representa, em média, nove anos a mais de vida.
O brasileiro está vivendo mais. Nos últimos 20 anos, a expectativa de vida cresceu 14% no país, segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Essa é uma das novidades do IDH-M – Índice de Desenvolvimento Urbano dos Municípios. Todos os municípios do país têm IDH médio, alto ou muito alto nesse item. O aumento representa, em média, nove anos a mais de vida.

A redução das taxas de mortalidade e de fecundidade foi o que produziu esse resultado. “Hoje já se diz que sim, pode-se chegar a 70, 80 anos. É diferente dessas pessoas que já estão nessa faixa etária. Elas chegaram lá, apesar de uma série de coisas", explica Marilena Chaves, presidente da Fundação João Pinheiro.
As dez cidades com melhor expectativa de vida do país estão em Santa Catarina. Blumenau é onde o brasileiro vive mais, em média 78 anos.
Outros índices
Mesmo crescendo 128% de 1991 para 2010, a educação foi o item que menos ajudou a melhorar o IDH. “A situação da educação no Brasil há 20 anos era muito ruim. Embora tenha sido registradas grandes melhoras, ainda tem muito a fazer", diz o representante da ONU no Brasil Jorge Chediek.
O aumento da renda do brasileiro, de 76% na média geral, teve um papel importante na evolução do Índice de Desenvolvimento Humano.
A cidade brasileira com melhor IDH é São Caetano do Sul, em São Paulo. A com pior desempenho é Melgaço, no Pará.

IDH de Eunápolis/BA:

Fonte: g1.com e Jornal Hoje

Comentários

Postagens mais visitadas