Desenvolva sua autoconfiança na medida certa

Sabemos que a autoconfiança exerce um papel fundamental para o sucesso ou fracasso mental, impactando diretamente em nossas ações e propósitos.
O próprio Tiger Woods afirma que: “ A coisa mais importante é acreditar que você pode vencer, muitas pessoas não acreditam”.

A autoconfiança não está sempre relacionada com alto desempenho, até porque se isso fosse verdade as pessoas autoconfiantes obteriam sucesso em tudo que realizassem e sabemos que isto não é verdade.

Acreditar em si mesmo e em sua capacidade aumenta significativamente as chances de encontrar resoluções para os problemas apresentados.No entanto, engana-se quem pensa que a autoconfiança só pode ser  conquistada através de vitórias, Michael Jordan por exemplo fala sobre ganhar confiança através do fracasso.
Ser autoconfiante é acreditar que pode realizar satisfatóriamente um comportamento desejado.Quando esperamos que algo saia errado, criamos a chamada profecia auto-realizável, ou seja, se você espera que algo aconteça cria-se barreiras psicológicas fazendo com que realmente aconteça. A expectativa de fracasso, leva ao fracasso.

A falta de autoconfiança afeta o desempenho porque em parte desvia a concentração para outro foco impactando significativamente seu estado de espirito e seus comportamentos.

Desenvolver a autoconfiança é fundamental para estar bem consigo mesmo e assim buscar os resultados que deseja. Já o excesso de confiança é na verdade uma tentativa de enganar a si mesmo, pois acaba sendo maior do que a própria capacidade do individuo, que acredita não precisar se preparar ou fazer esforço para alcançar seus objetivos.
Embora a autoconfiança seja um determinante, te leva até certo ponto e não pode superar a falta de competência. A autoconfiança ideal é aquela em que você esta tão convencido de que pode alcançar suas metas que buscará meios e trabalhará arduamente para que o melhor aconteça.

Isto não significa que todas as vezes obterá sucesso, mas acreditar em si mesmo é um passo fundamental para lidar com erros ou fracassos, mantendo assim o foco necessário para continuar persistindo.

O astro do basquete já perdeu mais de 9000 arremessos, quase 300 jogos, falhou repetidas vezes e mesmo assim acredita que seja este o motivo de seu sucesso. Não deixou de acreditar em si mesmo e persistir dedicando-se cada vez mais.

Fonte: www.ideiasdemulher.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas