ALERTA!! Acidentes causados por queda de TVs em crianças cresceram após tela plana, diz estudo

Acidentes causados por aparelhos de TV levaram mais de 380 mil crianças nos Estados Unidos a serem atendidas pelo serviço de emergência nas últimas duas décadas, segundo um estudo publicado no jornal "Pediatrics" na última segunda-feira (22). A maioria dos ferimentos ocorreu pela queda do aparelho.

Segundo o estudo, embora o número de acidentes em geral com TVs tenha se mantido estável durante o período analisado, houve um salto recentemente dos ferimentos causados pela queda desses aparelhos.

Gary Smith, presidente da Aliança para Prevenção de Acidentes com Crianças nos EUA, sugere que esse aumento tem relação com a substituição dos antigos aparelhos de TV de tubo, mais pesados, por aparelhos tela plana. Por serem mais leves, as TVs novas podem ser mais facilmente derrubadas dos móveis onde são instaladas do que os modelos velhos.

A maioria das crianças acidentadas – seis em cada dez delas – tinha menos de cinco anos. Os ferimentos mais comuns são na cabeça e pescoço, seguidos daqueles nas pernas. Quase a metade das quedas das televisões ocorreu de cômodas ou armários, enquanto 31% delas caíram de centros de entretenimento ou suportes para o aparelho.

O propósito da pesquisa é alertar os pais sobre a possibilidade desse tipo de acidente e levar os fabricantes a reconsiderarem os padrões de estabilidade dos televisores. "Quando esse tipo de acidente ocorre, a reação dos pais geralmente é 'Eu não sabia que isso podia acontecer'", diz Smith. 

Fonte: uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas