AMIZADE VERDADEIRA - I SAMUEL 18:1-5

(LIÇÃO DE CÉLULA DE JOVENS: Nº 14/2010)
Você já teve ou tem um amigo de verdade? Pode dizer quem é ele?

Está patente com as ultimas notícias de guerra que o homem tem dificuldades em relacionamento fraterno,distanciando assim o espírito de unidade. É lógico que cada um tem os seus objetivos e os seus ideais, e por si só se diferem, mas o que estamos vendo é que o amor esfriou (Mt. 24:12; 2 Tm. 3:2-5). Na história destes dois amigos, Davi e Jônatas, vivenciamos uma aprendizagem de excelência que mostra como a amizade pode gerar unidade. Essa amizade era tão sincera, que venceu os revezes, as contradições, o sentimento faccioso, venceu o próprio diabo.

01-UMA AMIZADE GENUINA NÃO TEM PRECONCEITOS:

Quem era Davi? Humilde pastor de ovelhas. Que tinha o cheiro de ovelhas, um campesino, de roupas simples, linguajar interiorano. Um jovem simples. Quem era Jônatas? Filho do Rei Saul. Portanto príncipe, membro da realeza, jovem famoso, educado na melhor escola, roupagem de príncipe, possuidor de riquezas. O lindo da verdadeira amizade é que ela não faz acepção, não discrimina, não divide, não separa.

02-UMA AMIZADE VERDADEIRA ESTÁ BASEADA NA ALIANÇA DO AMOR

• V. 1 – “A alma de Jônatas se ligou a de Davi” – Amor é fusão.

• V. 1 - “E Jônatas o amou como a sua própria alma” –Amor é renúncia

•V. 1 – “E Jônatas e Davi fizeram aliança” – Amor é aliança (Pacto)

Vivemos num tempo, em que amamos mais as coisas do que as pessoas: É a síndrome de Jonas. Qual foi seu maior pecado? Amou mais a aboboreira do que as almas. Jonas 4:10 e 11

03-UMA AMIZADE VERDADEIRA É CHEIA DE GENEROSIDADE:

“E Jônatas tirou a CAPA que trazia abre si e a deu a Davi, como também suas VESTES, até a sua ESPADA, e o seu ARCO, e o seu CINTO” (v. 4). O verdadeiro amor não pede nada em troca, ele se dá.“E Jônatas tirou... e deu...” (Jo. 15:13). O espírito de barganha não agrada a Deus. A filosofia do “toma lá, dá cá” – Jônatas não fazia isto, dava sem pedir nada em troca.Uma amizade com amor brinda sempre ao amigo. DUAS GRANDES LIÇÕES DESTE GESTO DE JÔNATAS (espiritual e material):

• Dar a capa e vestes – é oferecer ao meu irmão meu calor, meu afeto e carinho.

• Dar as armas (espada e arco) – é oferecer minha proteção, meus cuidados.

Material: O gesto de Jônatas celebra o amor pela generosidade.

04-A VERDADEIRA AMIZADE NOS DEIXA PARECIDOS

Davi veste a roupa de Jônatas, põe a capa, o cinto; empunha suas armas... O povo olha e diz: “Olha ali Jônatas”. A amizade baseada no amor nos torna parecidos. É a clonagem do amor. Os discípulos da igreja de Antioquia, tiveram um relacionamento tão amigável debaixo da orientação de Saulo e Barnabé, que então foram chamados pela primeira vez de cristão (At. 11:26).

05-A VERDADEIRA AMIZADE PROFETIZA

Ao tirar e dar sua roupagem real a Davi, Jônatas fez um ato profético com este gesto de amor. Ele profetizou o Reino de Davi. Veste Davi e este já vai se acostumando com as vestes reais. A verdadeira amizade é profética. Quando eu amo profetizo, promovo meu irmão e declaro minha satisfação em teclo ao meu lado (Sl. 16:3).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES DO TWITTER DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA